No fim de semana da Proclamação da República, o Museu Republicano de Itu promove uma programação especial e gratuita: duas mediações educativas no espaço expositivo nesta sexta-feira (15) e um recital de piano no domingo (17). Às 11h desta sexta, a mediação educativa “A Convenção de Itu e a República” apresenta a história do casarão que abriga o Museu.
Nesse edifício, ocorreu a Convenção Republicana de Itu, em 1873, evento que reuniu políticos e proprietários de fazendas de café para debater a situação do Brasil, impulsionando o movimento republicano. Destinada a visitantes de todas as idades, essa mediação apresenta as motivações e os participantes da Convenção, além de abordar a criação do Museu Republicano, a formação de seu acervo e seu papel na preservação da memória republicana.
Às 14h, acontece a mediação educativa “Tarsila depois de Tarsila”, com a apresentação de retratos em exposição pintados por Tarsila do Amaral (1886-1973) entre os anos de 1930 e 1940. As obras, feitas sob encomenda pelo então diretor do Museu Paulista Afonso Taunay, retratam personagens importantes no cenário político e religioso do passado, com destaque para os participantes da Convenção de Itu. Cada mediação atende até 20 pessoas, organizadas por ordem de chegada ao espaço. O Museu Republicano fica na Rua Barão de Itaim, 67, Centro.
No domingo, às 16h30, o auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu recebe 12 alunos da pianista e regente Denise Trintadue para o concerto Música através dos tempos. Os alunos apresentam um repertório de música de concerto com obras de compositores, como Bach, Chopin, Beethoven, Villa-Lobos, Rachmaninoff e Satie. Também fazem parte do repertório arranjos para piano elaborados por Trintadue de peças de Ary Barroso, Tom Jobim, Elvis Presley, Lucio Dalla, Taylor Swift, entre outros. O Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu fica na Rua Barão do Itaim, 140, Centro.
O post Museu Republicano realiza programação gratuita para o feriadão da Proclamação apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.