O projeto de criação da série está sob a coordenação da supervisora do Museu Republicano
Para despertar ainda mais o interesse do público em conhecer o seu acervo, o Museu Republicano “Convenção de Itu” vai lançar no próximo dia 12 de agosto os primeiros jogos educativos online de uma série que está sendo realizada. A novidade será apresentada em uma live pelo canal oficial da instituição no YouTube, a partir das 18h.
Esses primeiros jogos serão quebra-cabeças de pinturas do artista ituano Almeida Junior, que fazem parte do acervo do museu, que também produziu versão acessível para deficientes visuais. O artista nasceu em 1850 e faleceu em 1899. Foi um dos pintores de maior prestígio do século 19, com grande destaque por suas obras regionalistas.
O projeto de criação da série teve início em junho desse ano sob a coordenação da supervisora do Museu Republicano, Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, e desenvolvido pelo educadora Ms. Aline Antunes Zanatta e o graduando em Engenharia Elétrica na Universidade de São Paulo, Vitor Luiz Bortoloti Pereira.
Com programação própria desenvolvida para o museu, os jogos interativos foram criados a partir da junção da tecnologia e do conhecimento histórico, estimulando sensibilidades do jogador.
Interatividade
Em novembro do ano passado, o Museu Republicano também apresentou ao público a oportunidade de visitar o seu espaço de forma virtual e no mês passado lançou um novo site (https://www.museurepublicano.usp.br), que permite conhecer os diversos imóveis que compõem seu complexo, obter informações sobre as coleções do acervo e das exposições em cartaz ou que já foram realizadas.
História do Museu Republicano – O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.
É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.
Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.
O post Museu Republicano lança jogos educativos online inspirados em seu acervo apareceu primeiro em Jornal de Itu.