in

Museu FAMA recebe mostra de Tarsila do Amaral sobre cidades históricas mineiras

Mostra reúne um conjunto especial de desenhos, estudos e anotações da icônica artista modernista Tarsila do Amaral. Na foto, o panorama de Congonhas, datado de 1924 (Foto: Divulgação)

O Museu FAMA – Fábrica de Arte Marcos Amaro realiza a partir deste sábado (14) a exposição “Olhar de Tarsila, Nas Cidades Históricas Mineiras – Centenário da Viagem Modernista de Descobrimento do Brasil”, que reúne um conjunto especial de desenhos, estudos e anotações da icônica artista modernista Tarsila do Amaral. A mostra comemora os 100 anos da emblemática viagem realizada por artistas modernistas brasileiros, com um roteiro que passou pela capital de São Paulo, pelo Carnaval do Rio de Janeiro e pelas festividades da Semana Santa em Minas Gerais.

Na etapa mineira dessa jornada, centro da exposição, Tarsila percorreu a trem as cidades históricas e as documentou com suas arquiteturas barrocas, liturgias e paisagens. Esses registros são parte da Coleção Marcos Amaro, atualmente em comodato no Museu FAMA, que contém mais de 200 desenhos da Tarsila do Amaral, abrangendo várias décadas de sua produção entre os anos de 1919 e 1953.

A exposição também destaca a influência da viagem na formação da Fase Pau-Brasil nas pinturas de Tarsila e no desenvolvimento cultural modernista no Brasil, como nas obras de Oswald de Andrade e na preservação do patrimônio histórico por Mário de Andrade.

A curadoria, assinada por Emerson Ribeiro Castilho, promove um diálogo entre os desenhos de Tarsila do Amaral e peças fundamentais do barroco mineiro, como uma obra original do escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e um retábulo do século XVIII. 

Programação de abertura

Neste sábado, o Programa Educativo do Museu FAMA oferece gratuitamente duas palestras para enriquecer a experiência do público. O Prof. Dr. LD. Marcos Tognon, arquiteto especialista em patrimônio histórico e professor da Unicamp, abordará o tema “Qual Barroco os Modernistas nos Revelaram?”, discutindo as influências do barroco na produção dos modernistas. Já Emerson Ribeiro Castilho, museólogo, pesquisador, coordenador do Programa Educativo do museu e curador da exposição, dará mais detalhes sobre a mostra.

Para fechar a programação do dia da abertura, o curador Emerson também vai mediar uma visita à exposição, oferecendo uma visão detalhada sobre as obras e o processo de criação de Tarsila do Amaral durante a viagem. Inscrições em https://bit.ly/3ZvXiGd. O Museu FAMA fica localizado na Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09, Bairro Alto. A programação tem início às 9h e a exposição será aberta às 11h. Mais informações em https://famamuseu.org.br/.

Programação:

9h – 9h30 – Credenciamento

9h30 – 10h – Café

10h – 11h – Palestra “Qual Barroco os Modernistas nos Revelaram?”

11h – 12h – Palestra “Olhar de Tarsila, Nas Cidades Históricas Mineiras – Centenário da Viagem Modernista de Descobrimento do Brasil”

12h – 12h30 – Mediação e diálogos

14h – 15h – Visita mediada com curador à exposição

O post Museu FAMA recebe mostra de Tarsila do Amaral sobre cidades históricas mineiras apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Carro pega fogo após colidir contra caminhão em Itu

Câmara de Itu devolve mais de R$ 6 milhões à Prefeitura