in

Museu FAMA promove módulo sobre “Colonialidade e Decolonialidade”

Obra de Emerson Rocha, natural de São Roque, que fará uma participação especial no curso (Foto: Divulgação)

O Museu Fábrica de Artes Marcos Amaro (FAMA), em parceria com o Centro Cultural Fábrica São Pedro, promove neste sábado (19), das 9h às 12h, o Módulo IV do curso gratuito Museu Escola 2025, com o tema “Colonialidade e Decolonialidade”, em sua sede. A iniciativa conta com apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de Itu, do Grupo Gastronômico La Primola e do artista visual Emerson Rocha.

Com foco em práticas pedagógicas, o encontro será conduzido pelos professores e arte-educadores Eduardo Martins e Thiago Raimundo, integrantes do Programa Educativo do Museu FAMA. A mediação será realizada pelo Prof. Dr. Emerson Ribeiro Castilho, diretor do Programa Educativo. A atividade também contará com a participação especial do artista visual, crítico e curador Emerson Rocha, natural de São Roque, reconhecido por sua obra que exalta as vivências, experiências e a estética do povo preto no Brasil.

O curso Museu Escola 2025 é composto por nove módulos distribuídos ao longo do ano e tem como objetivo fomentar a formação continuada de educadores, incentivando o uso dos espaços museológicos como instrumentos pedagógicos. Por meio de encontros, vivências, debates e visitas mediadas, os participantes são convidados a refletir sobre temas fundamentais para a educação, a cultura e a construção de identidades no Brasil.

A atividade é gratuita e voltada a pessoas com mais de 16 anos. Estão disponíveis 35 vagas, preenchidas por ordem de inscrição, por meio de formulário online. Link para inscrição: https://forms.gle/XrG9T33itfYGSycp8. O Museu FAMA fica na Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09, Bairro Alto.

O post Museu FAMA promove módulo sobre “Colonialidade e Decolonialidade” apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Centenário de falecimento da Venerável Madre Maria Teodora é celebrado em Itu

Itu: Núcleo da Floresta rompe contrato com Prefeitura, que diz que serviços continuam