As programações que marcam a comemoração do bicentenário de independência
O Museu de Energia de Itu participa da 16ª Primavera dos Museus com uma programação gratuita. O evento é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece todo ano no início da primavera, com o objetivo de divulgar e valorizar os museus brasileiros, incentivando a visitação e a relação dos museus com a sociedade.
Neste ano, que marca o bicentenário da independência do Brasil, a Primavera dos Museus sugere uma reflexão sobre a independência do país, sob a ótica dos brasileiros que viveram e fizeram a história do Brasil.
O tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias” propõe renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.
No Museu da Energia de Itu, o público poderá visitar gratuitamente as exposições “História, Energia e Cotidiano”, “Água Virtual” e “Fragmentos do Cotidiano”, do dia 20 ao dia 24, das 10h às 17h.
Outra atração será a mediação em LIBRAS da exposição “Fragmentos do Cotidiano”, com prospecções arqueológicas realizadas no quintal do Museu em 1999 revelam, por meio de seus vestígios, o cotidiano dos moradores e traços do antigo jardim do sobrado que hoje abriga este espaço cultural.
No dia 24, das 15h às 16h30 a medição “Sentindo o Museu”, a partir das exposições da unidade e uma intervenção teatral, os visitantes terão uma experiência sensorial, mediante a estimulação dos órgãos dos sentidos, associando a percepção do ambiente no qual estarão inseridos, através de atividades sensoriais atribuídas a mediação ligada ao contexto histórico do espaço.
Para esta atividade será necessário fazer uma inscrição prévia no link: https://forms.gle/6SvxE8tkiDrU1iRD6.
O post Museu da Energia participa da 16ª Primavera dos Museus apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em September 21, 2022.
O post “Museu da Energia participa da 16ª Primavera dos Museus ” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️