in

Museu da Energia inaugura exposição fotográfica sobre acessibilidade cultural

A mostra apresenta retratos de pessoas com deficiência representando diferentes áreas da cultura (Foto: Reprodução)

Na tarde do último sábado (22), o Museu da Energia de Itu recebeu a abertura da exposição “O ato fotográfico acessível, subversivo e sua transversalidade cultural”, de  autoria de Alex Gimenes e Renan Nakaro com curadoria de João Kulcsár e Edgar Jacques.

 A mostra apresenta retratos de pessoas com deficiência representando diferentes áreas da cultura e traz reflexões sobre os recursos de acessibilidade em atividades culturais, inclusão da pessoa com deficiência nas artes e produção de exposições fotográficas acessíveis.

A exposição conta com mapa, sinalização e piso podo tátil, vídeo guia e texto de curadoria em Libras, fotografias, objetos e escultura tátil, audiodescrição e áudio mediação que estará disponível através de QR Codes ou através de dispositivo reprodutor de áudio para uso individual. 

Durante o período de exibição, acontecerá online e de forma gratuita uma atividade voltada à sensibilização sobre a temática “Acessibilidade Cultural” e contará com a participação dos fotógrafos da mostra Renan Nakano e Alex Gimenes, além da participação da convidada especial Desirée Nobre Salasar.

“A intenção é, além de trazer as pessoas com deficiência como destaque da exposição, das bordas para o centro, através das imagens, é também apresentar a todos os visitantes os possíveis recursos de acessibilidade para uma exposição fotográfica, mas que podem ser aplicados a diferentes atividades culturais”, explica Renan Nakano.

Edgar Jacques também comenta a respeito. “As fotos são um ponto de partida. A ideia é que a gente possa mostrar que existem os recursos e que eles podem ser diversos, a fotografia é uma desculpa para que a gente possa dizer que conseguimos acessibilizar qualquer evento cultural e social. Basta um pouco de criatividade, de vontade para que a coisa aconteça”.

Conteúdos extras e mais informações sobre os eventos relacionados à mostra estarão disponíveis no Instagram (@fotograficoacessivel). A mostra segue até o dia 31 de março. O Museu da Energia Itu fica localizado na Rua Paula Souza, 669, Centro. Dias e horários de funcionamento: terça a sábado, das 10h às 17h.  Mais informações, visite: http://www.museudaenergia.org.br. A entrada é gratuita.

No dia 9 de fevereiro, às 14h, ao vivo no YouTube pelo canal: MuseudaEnergia. Será realizado o “Museu Para Todos”, com Desirée Nobre, Renan Nakano e Alex Gimenes, com mediação de Fernanda Morais.

O post Museu da Energia inaugura exposição fotográfica sobre acessibilidade cultural apareceu primeiro em .

O que achou disto?

Proposto pra pensar por Agenda Itu RP

Cadastro para Passe Escolar já começou em Itu

Covid-19: portaria altera regras para afastamento do trabalho