in

MP investiga morte de paciente após transferência para Santa Casa de Itu

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) abriu um inquérito para investigar problemas na saúde de Itu.

 Dessa vez, a denúncia é sobre uma mulher que morreu após ser ir para a Santa Casa de Itu, que não tinha vaga. O procedimento foi aberto em 27 de julho deste ano.

A paciente, de acordo com o MP, foi encaminhada da UPA Nossa Senhora Aparecida para a Santa Casa de Itu, onde não tinha vagas disponíveis. Na sequência, a mulher morreu.

A mulher tinha 37 anos e foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em 24 de março deste ano.

O procedimento também deverá investigar o fato de a Santa Casa de Itu estar sem aparelho de ressonância magnética, impedindo o atendimento de urgência de forma adequada a diversas patologias e acidentes.

Figuram como investigados no procedimento a Estância Turística de Itu, a Organização Social   Instituto de Gestão, Administração e Pesquisa em Saúde (Igaps), que faz a gestão da Santa Casa, a Secretaria Estadual da Saúde e o médico que determinou a transferência.

A SES estadual tem 15 dias, a partir da abertura do procedimento, para apresentar a qualificação completa do médico, que autorizou o envio da paciente à Santa Casa. O inquérito é assinado pelo promotor Amauri Chaves Arfelli.

A IGAPS disse que cabe à Secretaria de Saúde responder sobre o assunto; a Prefeitura não respondeu aos nossos questionamentos.

(Foto: Rosana Bueno)

O post MP investiga morte de paciente após transferência para Santa Casa de Itu apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.

Fonte

Publicado em August 15, 2023.
O post “MP investiga morte de paciente após transferência para Santa Casa de Itu” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️

SECOM conclui dois cursos profissionalizantes gratuitos

Trem Republicano tem opções de descontos o ano todo