Moradores da Chácaras Reunidas Ipê, em Itu, entraram em contato com o Jornal de Itu para relatar o que eles acreditam ser um crime ambiental.
Neste domingo, o rio Itaim, que passa nos fundos do local, exalava um forte odor, que com o calor, se tornou ainda mais tóxico.
“Não parece um rio, parece um esgoto”, diz Benício Ferreira. “Este bairro tem mais de 100 anos e é completamente abandonado. Requisitamos caminhões da Prefeitura para limpar as fossas, mas está quebrado desde outubro do ano passado”, lamenta, destacando outro problema no bairro.
A moradora Edneia está vivendo no local há dois meses, e lembra que comprou o terreno em agosto do ano passado, ainda estava um rio que não era limpo, mas agora está demais. “Essa sujeira começou há uns 15 dias, e não sabemos o que está sendo descartado”, diz.
“Como tem gente aqui com a fossa cheia, e tem pessoas que não tem condições de pagar um serviço particular, não sabemos e estão descartando no rio, se alguma empresa da região está descartando resíduos ou se algum esgoto próximo está com vazamentos”, conta.
“Ficamos com as portas e janelas fechadas, com o ventilador, pois não tem condições, o cheiro é muito forte, insuportável”, conta. “Já reclamei na CIS e na Prefeitura, e também na Secretaria do Meio Ambiente, mas até agora ninguém me deu retorno”.
Questionamos a CETESB, que respondeu que alertou “os responsáveis pela Companhia Ituana de Saneamento – CIS, no sentido de que realizem verificações na rede, assim como na Estação Elevatória de Esgoto, de modo a evitar ocorrências de odor incômodo.”
O post Moradores de chácaras denunciam suposto crime ambiental em córrego Itaim apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em November 15, 2023.
O post “Moradores de chácaras denunciam suposto crime ambiental em córrego Itaim” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️