in

Moradores de bairros rurais de Itu reclamam de estradas rurais e sensação de abandono

Moradores dos bairros Apotribu de Cima e Pinheirinho, na parte rural do município, procuraram o Jornal de Itu para reclamar das más condições das estradas. A falta de manutenção é a principal queixa dos munícipes.

No Pinheirinho, de acordo com uma fonte que prefere não se identificar, a dificuldade em trafegar nas vias e a ausência de ações da Prefeitura são os maiores motivos de revolta. “Sempre prometem que virão, mas não aparecem. Desde o começo de 2023, estamos com a esperança de nos darem atenção”, afirmou.

Além dos buracos, provocados pelo aumento do fluxo de veículos que trafegam pelo Pinheirinho todos os dias, placas de concreto que, de acordo com a fonte, são resultado da ação de caminhões betoneiras que dispensam a sobra de matéria na localidade, também se transformam em perigos para a locomoção no trajeto.

“Tive problemas com os pneus do meu carro quatro vezes em menos de um mês”, relata o morador, destacando ainda que ali é rota de muitos ônibus e vans escolares, expondo jovens ao risco de acidente.

Segundo Cláudia Maciel, residente do bairro Apotribu de Cima, as ruas estão com muita lama acumulada após as últimas chuvas. “Prometeram que colocariam cacos de telha nas vias para tornar o solo mais regular e nada até agora”, compartilhou a mulher.

Os moradores do Apotribu também aguardam a regulamentação da entrada para a região, localizada no quilômetro 63.5 da rodovia Castelo Branco (SP-280), para então poder receber a devida sinalização da concessionária que administra o trecho.

Enviamos os seguintes questionamentos para a Prefeitura, mas não tivemos retorno:

  1. A Prefeitura respondeu os protocolos dos moradores, requisitando melhorias nas vias do bairro? Se sim, qual foi o retorno?
  2. A Secretaria do Meio Ambiente tem ciência da situação envolvendo os caminhões betoneira, que estariam descartando concreto diretamente no solo do Pinheirinho?
  3. Existe algum critério para priorizar um ou outro caso de manutenção em bairros, como nas questões abordadas pela reportagem?
  4. Por que a entrada do bairro Apotribu de Cima (km 63.5 da Rodovia Castelo Branco) não está regularizada?

Transporte Público

As más condições das estrada atrapalha também o transporte público. Na madrugada de segunda-feira, um ônibus da linha 59 – Porta do Sol, passou a noite na estrada por não ter condições de trafegar.

(Texto: Murilo Pereira Fotos: Divulgação)

O post Moradores de bairros rurais de Itu reclamam de estradas rurais e sensação de abandono apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.

Fonte

Publicado em April 20, 2023.
O post “Moradores de bairros rurais de Itu reclamam de estradas rurais e sensação de abandono” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️

Confusão marca eleição do Conselho Municipal de Cultura

AB Colinas abre vaga para engenheiro de projetos sênior