
Na última segunda-feira (20), o cantor Enzo Ferro, morador da cidade de Itu, participou do “The Voice Brasil”, um talent show e reality show musical brasileiro que está em sua 13ª temporada e atualmente é produzido e exibido pelo SBT e pela plataforma de streaming Disney+.
Na fase inicial da temporada (audições às cegas), os candidatos se apresentam aos técnicos (Duda Beat, Mumuzinho, Péricles e Matheus & Kauan) de costas, que os escutam sem contato visual. Se um técnico se interessar, aperta o botão “Eu quero você”, virando a cadeira para frente e vendo a apresentação.
Cantando “Castle on the Hill”, de Ed Sheeran, Enzo emocionou o público e teve a cadeira virada por Mumuzinho e, com isso, segue na temporada. “Meu primeiro programa de TV… e o nervosismo era real. Estar ali, diante daquelas cadeiras, foi a realização de um sonho que eu esperava há muito tempo. Escolhi cantar em inglês, porque foi assim que tudo começou pra mim, com os covers que me fizeram acreditar na música”, diz o cantor de 22 anos. “Tive a honra de subir no palco do ‘The Voice Brasil’ e realizar um sonho: cantar para todo o Brasil e ainda entrar para o time do gigante Mumuzinho. Obrigado a todos pela torcida e ‘vamo’ com tudo”.
Ainda sobre o nervosismo na estreia, Enzo comentou. “Mesmo com a cadeira virando, eu não me aliviei. Só depois veio aquela sensação de alívio, mas na hora não veio, pois eu queria terminar a música e fazer bem feito e eu não tinha reparado que o Mumuzinho tinha virado pra mim, eu estava olhando pra plateia e quando vi, levei um susto. Foi incrível e agora na sequência do programa é ir pra cima, para que o espetáculo seja lindo”, disse o cantor ao Periscópio.
A infância do cantor foi marcada por uma paixão precoce pela música, apesar de não ter nenhuma influência direta da família. Seu interesse pelo mundo artístico era tanto que foi presenteado pela mãe como seu primeiro violão aos 8 anos, e assim começou a aprender a tocar sozinho, buscando tutoriais online até os 14 anos.
Na mesma época, o jovem também teve aulas de canto e piano. Sua jornada musical começou de forma inesperada em novembro de 2018, aos 17 anos: após sua saída na novela infanto-juvenil “As Aventuras de Poliana” (SBT), Enzo teve a oportunidade de conhecer o compositor Bruno Caliman, que o encorajou a explorar seu talento na área de composição depois de ouvi-lo tocar e cantar em um piano.
“Lembro que ele me elogiou e na hora questionou se eu escrevia minhas próprias músicas. Quando eu respondi que não, ele me orientou como ninguém. Depois da conversa que tivemos voltei pra casa e já comecei a compor minha primeira música. Esse momento foi fundamental para despertar um dom que eu tinha e precisava explorar.Considero como o primeiro passo da minha trajetória”, comentou o cantor.
Os meses seguintes foram marcados por apresentações em bares de rua, festas de 15 anos, competições de canto e em encontros na casa de seus amigos. De início, Enzo focou em seguir com as composições. É um dos autores de “Ex Alcoolizado”, faixa que entrou para o repertório do DVD “Israel & Rodolffo, Ao Vivo Em Brasília”, gravado em outubro de 2021.
Evolução
Enquanto sua jornada musical evoluia, Enzo expandiu seu repertório de habilidades, dominando o violão, guitarra e piano. Suas influências musicais, como Justin Bieber, Shawn Mendes e Ed Sheeran, ajudaram a moldar seu estilo pop. Durante a pandemia, Enzo viralizou na internet ao postar covers cantando dentro de um carro. Rapidamente, seus vídeos começaram a alcançar milhões de visualizações e suas contas nas redes sociais conquistaram milhares de seguidores.
Em 2021, sua primeira música, “Aprendeu a Gostar de Outro”, foi lançada nas plataformas. No mesmo ano disponibilizou o EP “Início de Tudo”, com mais quatro músicas voltadas pro sertanejo. Seu ano foi encerrado com o lançamento de “Proposta”, canção considerada um divisor de águas em sua vida: “minha maior música, foi com ela que voltei a viralizar nas redes sociais com os vídeos que postava”.
Em 2022, começou o ano lançando as faixas “Essa Noite” e “Aquele Cafezinho”, e posteriormente lançou o EP “Eu Mesmo”, com outras três faixas autorais. No segundo semestre, se uniu ao DJ Lozanello para o remix “Se Joga”.
Em 2023, lançou “2 Idiotas”, música que foi a 7ª mais tocada no TikTok no mês de setembro. Atualmente, é a terceira maior música de sua discografia. Logo após a repercussão, o single “Seu Anjo”, também veio à tona. Considerado o primeiro trabalho profissional de Enzo Ferro, a faixa faz parte de um álbum de 12 músicas.
Em maio de 2024, Enzo disponibilizou “SURTADA”, uma segunda colaboração com o DJ Lozanello. Em 2025, o cantor lançou “Deja Vu”, ao lado do DJ Lozanello, e “Quem Sabe A Gente Volta”. No final de abril, Enzo se juntou com a cantora Fiorella em “Dois Carentes”, canção romântica que já acumula 5 milhões de streams no Spotify e mais de 1 milhão de visualizações no YouTube. Em uma nova fase de sua carreira, assinado como um artista do Grupo Caldi, Enzo chega com “Celular da Maçã”.
Acompanhe Enzo Ferro nas redes sociais: YouTube (https://youtube.com/@enzoferro); Instagram (https://www.instagram.com/enzoferro/); TikTok (https://www.tiktok.com/@.enzoferro) e Spotify (https://bit.ly/4noZadY).
O post Morador de Itu participa do The Voice Brasil apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.