in

MMA exclui informações sobre áreas protegidas de novo site

Parque Nacional da Serra da Capivara. Foto: Wikiparques.

No dia em que o Ministério do Meio Ambiente completou 28 anos, o “presente” foi apagar o passado. O órgão comemorou a data nesta quinta-feira (19/11) lançando um novo site, que foi ao ar sem a maior parte das informações, registros e dados históricos disponíveis há anos na página antiga.

A situação pegou servidores de surpresa. Ele viram sistemas com o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação, atualizado frequentemente por Estados e municípios, apagados do site. Entre os outros itens que não migraram para o novo portal estão mais de 30 livros sobre a biodiversidade, o macrodiagnóstico da zona costeira e marinha, cartilhas referentes ao patrimônio genético, entre outros.

Em resposta à inquietação dos servidores, a área de informática do MMA afirmou que não houve perda de informação e que isso faz parte do processo de migração. Explicaram, ainda, que quando for concluído, as informações estarão disponibilizadas novamente.

O “processo de migração”, porém, não parece ter afetado os programas da atual gestão do MMA. Quem for ao site novo na área de “áreas protegidas e ecoturismo” encontrará links apenas para duas iniciativas do atual ministro: a concessão de parques nacionais (que começou no governo Dilma, mas ganhou ênfase no atual) e o Adote 1 Parque, que nem sequer existe. No site antigo havia links para sete iniciativas, entre elas o cadastro nacional de UCs, as diretrizes para reduzir a perda de biodiversidade e a câmara de compensação ambiental.

Captura de Tela 2020 11 19 aCC80s 18.14.12
Eu era assim…
Captura de Tela 2020 11 19 aCC80s 18.13.15
…fiquei assim

Atualização

Somente após a publicação desta notícia foi que a assessoria de comunicação do Ministério postou um aviso na homepage com o link para o site antigo (antigo.mma.gov.br), o que não estava informado até a manhã de sexta-feira.

Não é a primeira vez que informações desaparecem da página do MMA. Em abril de 2019, todos os dados sobre áreas prioritárias para a conservação foram eliminados do site após entidades empresariais reclamarem deles. Segundo o portal Direto da Ciência, a ordem para a supressão foi dada pela então secretária-executiva do MMA, Ana Pellini. Após a cobertura de imprensa do caso, as páginas foram repostas.

Questionada, a assessoria de comunicação do MMA não souber dar um prazo sobre quando o processo será finalizado. Enquanto isso, os dados e arquivos estão acessíveis somente no endereço antigo do site.

 

 

logo Republicado do Observatório do Clima através de parceria de conteúdo.

 

Leia Também

Servidores do Ibama só poderão dar entrevistas com autorização prévia

Sob Salles, ministério deixa 8 em 10 jornalistas sem resposta

Informações sobre Ibama e ICMBio só com o Ministério do Meio Ambiente

 

 

O post MMA exclui informações sobre áreas protegidas de novo site apareceu primeiro em ((o))eco.

Fonte

O post “MMA exclui informações sobre áreas protegidas de novo site” foi publicado em 22nd November 2020 e pode ser visto originalmente diretamente na fonte ((o))eco

Igreja do Bom Jesus está parcialmente interditada

Companhia Ituana de Saneamento conclui reforma da Estação de Tratamento de Água do Portal do Éden