Na terça-feira (10), durante a última sessão legislativa de 2024, Maria do Carmo Piunti, 70 anos, se despediu de sua cadeira na Câmara de Vereadores, após oito anos.
Neste ano, ela foi candidata a vice-prefeita na chapa do deputado Rodrigo Moraes. O colega Eduardo Ortiz destacou que, se ela tivesse sido candidata a vereadora, estaria certamente eleita.
Em1982, foi eleita a vereadora mais jovem da história da cidade, aos 28 anos. Em 1983, foi a primeira mulher a presidir a Câmara, período em que revogou a verba especial para o presidente, igualando sua remuneração à dos demais vereadores.
Durante sua gestão, foi responsável pela criação do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CONDEMA), do Conselho Municipal de Consciência Negra e do Fundo Social de Solidariedade, no qual foi a primeira presidente.
Em 1987, Maria do Carmo assumiu como deputada estadual, após ser eleita a primeira mulher ituana para o cargo. Durante dois mandatos consecutivos, trabalhou em projetos como a aprovação da lei que originou o bairro Cidade Nova, a duplicação das rodovias Itu-Porto Feliz e Itu-Jundiaí, e a construção de escolas estaduais e habitações da CDHU.
Depois de quase duas décadas fora da política, Maria do Carmo voltou à Câmara em 2016, reeleita em 2020. Em seus dois últimos mandatos, destacou-se por ações relacionadas à fiscalização e por sua posição contrária à taxa de lixo.
Confira abaixo momentos históricos em que a vereadora esteve presente:
Se formando em Direito pela Faditu
Nos anos 80, com o então governador Franco Montoro e sua esposa Lucy
Primeiro mandato de deputada estadual, em 1987
Na presidência da Câmara, com Fernando Henrique Cardoso
No primeiro mandato de vereadora, em 1983, com o marido Lázaro Piunti e os filhos
No Movimento das Diretas Jà, em 1984, com os filhos Marcelo, Guilherme e Júlio
Comemorando a vitória para deputada, em 1994
Em 1998, com Mário Covas
O post Maria do Carmo se despede de Câmara de Vereadores apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em December 13, 2024.
O post “Maria do Carmo se despede de Câmara de Vereadores” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️