
Na noite da última quarta-feira (03), a Câmara de Vereadores de Itu realizou a cerimônia de entrega do Diploma e Medalha Imperatriz Leopoldina ao senhor Marcos Amaro e à AMAI – Associação Amigos dos Autistas de Itu, representada na ocasião pelo presidente da instituição, Eduardo Bugni. As homenagens são destinadas a pessoas ou entidades que se destacam por méritos nas áreas de educação e cultura.
Marcos Amaro é um destacado empreendedor, artista plástico e colecionador de arte brasileira, cuja trajetória se destaca pela convergência entre a arte e a aviação. No âmbito institucional, é o fundador do Museu FAMA, em Itu, considerado um dos maiores museus de arte contemporânea da América Latina. Atua também como presidente da Associação Museu Asas de um Sonho, instituição que preserva um dos mais significativos acervos aeronáuticos do Brasil.
Fundada em 1993, a Associação Amigos dos Autistas de Itu – AMAI nasceu da iniciativa de um grupo de pais de crianças e adolescentes com autismo e tem como finalidade central o atendimento especializado a crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), residentes em Itu e região. Atualmente, a AMAI atende 112 pessoas com TEA, encaminhadas por profissionais das áreas da saúde e da educação das redes pública e privada, ou por demanda espontânea das famílias. O principal critério de ingresso é a confirmação do diagnóstico.
Participaram da solenidade o presidente da Câmara, Neto Beluci (Republicanos); os vereadores Balbina de Paula (PP), Rebert do Gás (União Brasil) e Eduardo Alves (PSB); a secretária adjunta da Educação, Ivone do Prado; o diretor de Relações Institucionais da Prefeitura de Itu, Rafael Bortoleto, além de amigos e familiares de Marcos Amaro e outros integrantes da AMAI.
O post Marcos Amaro e AMAI são homenageados com Diploma e Medalha Imperatriz Leopoldina apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.