Uma plataforma interativa, desenvolvida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mostra os locais com em que há risco de contaminação de Covid-19 por ruas e bairros no Brasil. O objetivo é conscientizar a população sobre o isolamento social.
O projeto “Juntos contra o Covid” funciona gratuitamente e classifica os riscos pelas cores azul, para baixo risco; amarelo, para risco considerado médio; e vermelho, para os locais com alto risco de contágio.
No ponto azul, há assintomáticos sem histórico de contato com o vírus. Entretanto, essas áreas ainda podem ter o vírus presente, já que existe a possibilidade de infecção ativa assintomática.
No ponto amarelo, há indivíduos com sinais e sintomas de infecção respiratória, mas que não viajaram para regiões onde há transmissão comunitária, não tem certeza se entraram ou não em contato com pessoas suspeitas ou pessoas confirmadas para a COVID-19. Logo, isso pode se tratar de transmissão comunitária do coronavírus, bem como uma infecção por outro vírus.
No ponto vermelho, que apresentam sintomas da infecção pelo coronavírus e relatam terem entrado em contato com casos confirmados ou suspeitos da infecção – ou até mesmo viajaram para um local onde existe transmissão comunitária. Dessa forma, o Ministério da Saúde gradua esses indivíduos como suspeita para COVID-19. Pessoas que já testaram positivo para o vírus também entram na graduação de alto risco.
Para isso, são usados dados da Fiocruz e Ministério da Saúde. O Painel foi atualizado até esta quinta-feira, 28, e agora pede doações para continuar sendo viável.
Para ver os dados de Itu ou de outra cidade, digite o nome na caixa de pesquisa neste link: https://juntoscontraocovid.org/map.html
O post Mapa mostra risco de contaminação por Covid-19 em Itu apareceu primeiro em Jornal de Itu.
Fonte
O post “Mapa mostra risco de contaminação por Covid-19 em Itu” foi publicado em May 29, 2020 e pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu