Várias mães de vítimas de morte em decorrência de ações policiais em Itu (SP) participaram de um ato contra esse tipo de violência na cidade. O evento ocorreu na tarde deste sábado (21), das 14h as 17h, no Centro de Educação Ambiental Miguel Loronte Villa, no bairro Presidente Medici.
O grupo conta com cerca de 30 mães. O intuito, conforme as mães, “é dar visibilidade a inúmeras violações que ocorrem em Itu por parte de um grupo de policiais”.
“Nós da Rede de Proteção e Resistência Contra o Genocídio recebemos inúmeras denúncias, de tortura, prisões forjadas e execuções”, conta Marisa Feffermann, psicológa e pesquisadora que está ajudando na organização e na divulgação dos atos do grupo desde maio deste ano.
Ela diz ainda que as mães começaram a receber apoio da corregedoria da polícia. Atualmente, são 31 inquéritos instaurados na cidade para apurar as situações.
Em um dos casos, os policiais foram afastados por quatro meses, por conta de um dos inquéritos, no entanto, conforme o grupo, a testemunha do caso morreu e o processo foi arquivado. “‘Voltaram a trabalhar e torturar. Estes policiais atuam há 25 anos com a anuência de vários atores”, afirma.
“Os relatos são assustadores. Temos vários em que as pessoas têm medo de represália”, comenta.
Outros eventos do tipo devem ocorrer na cidade em 2025.
O post Mães de vítimas de morte em decorrência de ação policial participam de manifestação em Itu apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em December 21, 2024.
O post “Mães de vítimas de morte em decorrência de ação policial participam de manifestação em Itu” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️