Itu perdeu nesta sexta-feira (23) um de seus maiores e mais conhecidos expoentes. Faleceu Vicente Elias Schanoski. Ele estava internado no Hospital Unimed havia algum tempo e estava prestes e completar 87 anos.
Schana, como era conhecido, embora não tenha nascido em Itu foi um dos grandes expoentes da cidade, principalmente nos meios de comunicação, quando por longo tempo trabalhou na Rádio Convenção em programas de extraordinária audiência como Lojinha da Música e Panorama Esportivo.
Profissionalmente foi dedicado bancário tendo trabalhado por anos no Banco Moreira Salles e depois no União de Bancos Brasileiros, que transformou-se em Unibanco.
Schanoski foi o representante de Itu no programa Cidade Contra Cidade da TV Tupi e depois na TV S, onde Itu participou de 12 programas, tendo vencido dez.
Nos meios esportivos, foi dirigente da Associação Atlética Ituana, chegou a ser presidente do CME – Comissão Municipal de Esportes e seu principal legado foi como presidente do Ituano Futebol Clube. Foi neste período em que o Ituano voltou ao futebol profissional, em 1977 e não parou mais.
Naquela época foi presidente do FAI – Ferroviário Atlético Ituano, que depois transformou-se no Ituano Futebol Clube, que hoje, entre outras glórias, é o único clube do interior a ser bicampeão paulista de futebol (2002/2014).
Vicente Elias Schanoski foi distinguido com muita justiça com o título de Cidadão Ituano. Era viúvo de dona Margarida e teve duas filhas: a saudosa Elis Regina e Eillen, que vinha cuidando de sua saúde, já bem precária nos últimos tempos.
Com relação ao velório, estaremos atualizando esta postagem.
O post Luto: Itu perde Vicente Elias Schanoski apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.