in

Luto: faleceu o acadêmico Bernardo Campos

Bernardo Campos tinha 87 anos e faleceu em Itu (Foto: Arquivo pessoal)

Faleceu em Itu, na noite desta sexta-feira (14), o Acadêmico Bernardo Jerônimo de Campos, aos 87 anos. Natural de Capivari (24/12/1937), era filho de Luiz de Campos Filho e da Sra. Antonia Brigato de Campos. A família se mudou para Itu onde ele cursou o Grupo Escolar Cesário Motta e as Humanidades no Seminário Nossa Senhora do Carmo.

Família integrada à Igreja Católica, o pai, tipógrafo, tornou-se cronista no jornal A Federação, o que incentivou Bernardo à prática jornalística, iniciando-se em 1957. Foi colaborador semanal, entre outros, nesse mesmo semanário por mais de cinquenta anos, até o presente. Neste periódico foi, diretor de redação e presidente da mantenedora, a Associação São Paulo da Boa Imprensa (1996/1999).

Publicou os livros: Meio Século na Imprensa (Editora Ottoni, 2008) e Crônicas Esparsas (Editora Livros do Pensamento, 2017). Bernardo atuou como funcionário na Câmara Municipal de Itu, no Instituto de Previdência Social e no Banco do Brasil, onde aposentou-se. Na maturidade estudou Direito na FADITU e advogou no foro local.

Era membro da Sociedade Amigos da Cidade de Itu – SACI, da Academia Saltense de Letras e um dos fundadores da Academia Ituana de Letras, primeiro ocupante da Cadeira 13, patrono Luís Colanéri, seu conterrâneo e contemporâneo. Nesta entidade foi presidente (2008 – 2012).

Bernardo Campos foi casado com a Sra. Flávia Betinelli e tiveram os filhos João Paulo, Maria Paula, Maria Fernanda, João Sérgio e Maria Betânia. O velório está sendo realizado neste sábado (15), no Velório Municipal e o sepultamento previsto para as 15h no Cemitério Municipal de Itu. A Academia de Letras de Itu externa sua enorme gratidão ao atuante confrade, entusiasta das iniciativas do sodalício e decreta luto de sete dias em sua memória.

O post Luto: faleceu o acadêmico Bernardo Campos apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

CIS não cobra no local por seus serviços

Ituano arranca empate em Santo André em jogo de péssima arbitragem