O Ituano resolveu entrar na polêmica da disputa entre do gramado sintético ou natural. Nas redes sociais, o galo publicou uma foto do estádio Novelli Junior com a legenda “naturalmente, um dos melhores gramados de São Paulo. Há mais de uma década o Ituano mantém a qualidade exemplar.”
A polêmica tomou força após jogadores de diversos times começarem uma campanha contra o gramado artificial em postagens nas redes sociais. Entre eles estão Neymar, do Santos, Lucas, do São Paulo, Dudu, do Cruzeiro, em um movimento que invadiu as redes desde o começo desta semana. Segundo os jogadores, o gramado é prejudicial para a disputa e causa mais lesões.

Apenas três dos vinte times da série A do Brasileirão usam o gramado totalmente artificial: Palmeiras, Botafogo e Atlético Mineiro. Outros três times usam o chamado gramado híbrido, com partes sintéticas e outras de grama natural, Corinthians, Flamengo e Fluminense. Os outros times da elite do futebol brasileiro tem em seus estádios o gramado natural.
Nas redes sociais, em defesa, Palmeiras e Botafogo publicaram defesas dos gramados e apontaram para a falta de dados que provem que o sintético causa mais lesões. “O campo sintético do Allianz Parque – escreveu o Palmeiras -, é certificado pela Fifa, que realiza inspeções anuais desde a sua implementação, em 2020, a fim de aferir que o piso siga os mesmos parâmetros de um campo de grama natural em perfeito estado. – Não há qualquer comprovação científica de que o risco de lesão em campos artificiais seja maior do que em campos naturais. Pelo contrário: recente estudo publicado pela revista “The Lancet Discovery Science” aponta que a incidência de contusões em jogos de futebol disputados em gramados artificiais é inferior à de lesões em campos naturais.”
E continua. “Diferentes levantamentos realizados por veículos de imprensa mostram que o Palmeiras, ao longo dos últimos cinco anos, é o clube da Série A do Campeonato Brasileiro com menor número de lesões. O clube respeita a opinião dos atletas que manifestaram preferência por campos de grama natural e considera urgente o debate sobre a qualidade dos gramados do futebol brasileiro.”
Já o Botafogo também usou as redes para defender o gramado sintético. “O Botafogo traz fatos: sagrou-se campeão da América e Brasileiro sendo o clube que mais disputou jogos em 2024 (75 no total) em todo o mundo. Em 2023 e 24, com a implementação do gramado sintético, houve um aumento expressivo de partidas realizadas e, mesmo assim, reduziu-se o índice de lesões por jogo, sendo um dos clubes com menos indisponibilidade de atletas ao longo da temporada. O Glorioso ofereceu ao torcedor uma qualidade de espetáculo internacionalmente reconhecida e um recente clássico contra o Palmeiras foi comparado a “Jogo de Premier League”. Aos que alegam desequilíbrio em competições, o Botafogo foi o melhor visitante do Campeonato Brasileiro.”
O post Ituano entra na polêmica do gramado sintético apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em February 19, 2025.
O post “Ituano entra na polêmica do gramado sintético” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️