in

Ituano Clube pertence ao Lar Nossa Senhora da Candelária, diz advogado

Celso Brisotti representa entidade em ação contra Prefeitura, que pediu desapropriação do prédio

No dia 13 de abril, o prefeito Guilherme Gazzola publicou um decreto, em edição especial da Imprensa Oficial, para “desapropriação o imóvel localizado na Praça Padre Miguel, número 118, centro, município de Itu, conhecido como “Ituano Clube”

Judicialmente, a Prefeitura entrou com o pedido de desapropriação. O valor apresentado pela Secretaria de Finanças para o imóvel foi de R$ 1, 474.729,86. A mesma depositou um valor de pouco mais de 500 mil reais, descontando valores que acusa de o imóvel estar em débito com o município.

Um laudo de avaliação recebido por nossa redação considera que o imóvel supera os seis milhões. Um perito judicial irá avaliar. Além disso, o local está degradado e precisa de diversas reformas.

No enredo do prédio que já foi palco de grandes festas e representava os principais eventos sociais da alta sociedade ituana um novo capítulo se apresenta: o advogado Celso Brisotti diz que o prédio atualmente é, na maior parte, do Lar Nossa Senhora da Candelária e representará a entidade em ação contra a Prefeitura.

Em entrevista ao Jornal de Itu, ele fala de sua pesquisa sobre o prédio e a quem pertence o imóvel. 

 Jornal de Itu: Quando você começou a se interessar por entender a situação jurídica do prédio do Ituano Clube?

Celso: Quando li a matéria no Jornal de Itu sobre os gastos que a Câmara Municipal faria para limpeza do prédio.  Procurei saber o motivo dos gastos e fui informado da existência de um contrato de comodato do referido prédio, quando então acessei o site da Câmara Municipal, mas não localizei o contrato.

Jornal de Itu: Teve alguma dificuldade?

Celso: Tive sim. Primeiro fiz um requerimento através do site, no link de transparência pública, e depois de mais de 30 dias sem resultado, entrei em contato pessoalmente para pedir cópia do contrato, quando então o pedido foi atendido.

Jornal de Itu: Com os documentos. você entrou com uma ação civil. Qual foi o objetivo?

Celso: Como o contrato era muito “simplório” e não era possível identificar de quem realmente era a propriedade do imóvel, iniciei buscas no Cartório de Registro de Imóveis, tendo então constatado que o imóvel é de propriedade de uma empresa denominada Sociedade Progresso e Melhoramentos de Itu Limitada, fundada em 13.03.1946. Analisando a documentação verifiquei que o contrato de comodato era totalmente irregular, uma vez que o comodante não possuía poderes para ceder o imóvel em comodato e, consequentemente, a Câmara Municipal não podia realizar gastos com manutenção de um imóvel particular sem utilizá-lo. Por ter a Câmara gastado dinheiro público em prédio particular ingressei com Ação Popular para ressarcimento aos cofres públicos, cuja ação tramita perante a Segunda Vara Cível de Itu.

Jornal de Itu: Afinal, de quem é o prédio do Ituano Clube?

Celso: O prédio conhecido com Ituano Clube na verdade não é do Ituano, e sim da empresa Sociedade Progresso e Melhoramentos de Itu Limitada, que é uma sociedade por cotas de responsabilidade limitada, criada para exploração da indústria de construções, com o fim de locação, compra e venda de imóveis e materiais de construção, conforme estabelece o contrato social registrado em cartório.

Jornal de Itu: Quem tem cotas da Sociedade Progresso e Melhoramentos?

Celso: Há muitos cotistas da Sociedade Progresso e Melhoramentos, entre eles: Lar Nossa Senhora da Candelária, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, família Pacheco, família Paula Leite, família Almeida Camargo, família Corrêa de Camargo, família Dias de Carvalho, família Di Ciero, família Novelli Junior, família Godoy e outros.

Jornal de Itu: Você vai representar o Lar de Idosos em uma ação contra a Prefeitura?

Celso: Como o município ingressou com a ação de desapropriação do imóvel os cotistas e/ou sucessores da Sociedade Progresso são os titulares do direito à indenização, sendo a Irmandade do Lar Nossa Senhora da Candelária de Itu, conhecida como Asilo, a principal cotista.  

O post Ituano Clube pertence ao Lar Nossa Senhora da Candelária, diz advogado apareceu primeiro em Jornal de Itu.

Fonte

Publicado em May 13, 2022.
O post “Ituano Clube pertence ao Lar Nossa Senhora da Candelária, diz advogado” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu

Cimi Regional Amazônia Ocidental conta suas memórias, lutas, lutos e resistência ao longo dos 50 anos da entidade

Indígenas venezuelanos voltam a frequentar a escola com a ajuda do ACNUR