Trabalhar e morar no litoral foi o sonho realizado da ituana Jaíne Aparecida Leite Dias, 30 anos, neste ano. A professora foi aprovada em um concurso da Prefeitura de Bertioga e se mudou para lá.
Ela não imaginava que iria ver o protagonismo da beleza da água do mar sendo substituída pela voracidade das águas das chuvas, que destruíram parte da cidade no último final de semana: choveu o equivalente a 683 milímetros, em 16 horas de temporal.
O governo do Estado decretou calamidade pública na cidade, assim como no Guarujá, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. Imagens publicadas nas redes sociais mostram carros jogados e ruas cheias de lama:



Ela diz que, nesta terça-feira, a situação já está mais tranquila no bairro em que mora, com as ruas já secas. “O bairro ficou bem cheio de água, mas não entrou em casa, foi bem assustador, muita chuva… eu moro no alto, em uma região central, então o impacto foi menor, os bairros mais atingidos foram os que fazem divisa com São Sebastião”, explica.
Rodovias fechadas
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP) informou que iniciou, nesta terça-feira (21), os serviços de recuperação da Rodovia Mogi-Bertioga (SP-098) nos trechos onde houve a interrupção total do tráfego devido às chuvas do último fim de semana.
De acordo com a Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, a expectativa é que as obras na rodovia sejam concluídas em até 180 dias, com investimento previsto de R$ 9,4 milhões. A liberação parcial do trânsito deve acontecer daqui a dois meses.
(Fotos: Divulgação/Reprodução Redes Sociais)
O post Ituana fala sobre enchentes no litoral norte apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em February 21, 2023.
O post “Ituana fala sobre enchentes no litoral norte” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️