Itu tem suas belezas e suas mazelas; é a cidade rica e a cidade pobre; é a cidade dos bandeirantes e dos tupis, dos que de tudo reclamam e dos que de tudo se encantam.
Cabe, neste grande território, todos os sentimentos, as indignações, as plenitudes e um olhar de carinho sobre as belezas, que se se tornam corriqueiras para quem convive com elas, encanta quem as vê de repente.
E assim, as vendo, resolve que aqui é terra boa para assentar sua família e viver uma vida igualmente boa.
A apresentadora Ana Hickmann, no alto de seus 1,85, escolheu a cidade em que tudo é grande para fazer uma casa que faz jus ao município: 6 mil m² de área, sendo 2.600 mil m² construída. Ela recorda que já morou em diversos países, mas sempre em imóveis pequenos e aqui realizou o desejo de ter o lar de seus sonhos.
Ao Jornal de Itu, ela explicou o motivo da escolha pela cidade. “”Eu fui criada em uma cidade do interior e o Ale, meu marido, nasceu em Sorocaba. Sempre sonhamos em ter um espaço próximo à natureza, para ver nosso filho brincando mais livre e para recarregar as energias. Temos amigos que moram em Itu e construímos a nossa casa para reunir a família aos finais de semana, mas durante a pandemia do coronavírus, nos mudamos de vez para cá e está sendo maravilhoso. A cidade é ótima e também é perto de São Paulo, onde nós trabalhamos”
Galeria e livros
Outra pessoa que poderia escolher qualquer lugar do mundo para viver é Eduardo Kobra, muralista conhecido mundialmente. Na pandemia, ele se abrigou em uma residência na cidade e não foi mais embora.
Foi aqui que pintou seu grafite chamado “Coexistência” (foto). E por aqui que anda de bicicleta, vive com sua família e anda pelo centro, com seu olhar apurado para admirar as belezas arquitetônicas da cidade. E é aqui que pretende criar uma galeria a céu aberto.

O empresário Jonas Alencastro nasceu em um ponto turístico cobiçado: Florianópolis. Viveu uma década em Balneário de Camboriú, onde se tornou o diretor nacional da rede KNN Idiomas. Quando surgiu a vontade de abrir sua própria franquia, ele começou a pesquisar cidades do Brasil que tivessem potencial para isto. “Eu, minha família e minha esposa, visitamos Vitória, no Espirito Santo; Ubatuba, no litoral; Santa Fé, no Mato Grosso, e Itu. Escolhemos a última pois fomos muito bem recebidos aqui: as pessoas diziam que a cidade tinha sim, problemas, como a questão hídrica, mas tinha também muitas qualidades”.
Morando aqui há pouco mais de um ano, ele atesta o depoimento: valeu a pena a escolha, e aqui abriu sua própria unidade KNN, no Bairro Brasil. “Minha filha adolescente fez muitos amigos e não quer mais ir embora”.

O escritor Laurentino Gomes foi outro morador ilustre que Itu teve, por vários anos. Aqui ele escreveu alguns livros, mas se mudou recentemente para uma longa temporada em Portugal. Ao Jornal de Itu, ele parabenizou a cidade.
Recentemente, duas italianas, campeãs de Beach Tennis, também escolheram Itu para viver e treinar. Leia aqui.
(Foto: Divulgação)
O post #Itu413 anos: escolhida a dedo por quem poderia viver em qualquer lugar do mundo apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em February 2, 2023.
O post “#Itu413 anos: escolhida a dedo por quem poderia viver em qualquer lugar do mundo” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️