Só entre janeiro e fevereiro deste ano, subiu em quase 25% o total de eleitores menores de idade registrados para votar em Itu (SP). Ao todo são 437 adolescentes com 16 e 17 anos que se registraram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que poderão escolher em outubro presidente, deputados, governador e senador para os próximos quatro anos.
Em janeiro, de acordo com dados do TRE, eram 351, ou seja, 86 a menos. Há um ano, o total de cadastrados era de 160. Do total recente, a maioria é de meninas e tem 17 anos. Há até registros de eleitores com 15 anos e que terão 16 até outubro. Itu tem 122 mil eleitores cadastrados até o momento. A maioria são mulheres e a faixa etária com mais eleitores é de 45 a 59 anos.
As campanhas recentes promovidas pela Justiça Eleitoral e por influenciadores devem alavancar o número de registros de menores de idade que não são obrigados a votar, mas que podem exercer a cidadania. A emissão do Título de Eleitor pode ser feita online. Até o dia 21 de março deste ano, 854.685 jovens de 15 a 18 anos já haviam solicitado a emissão do primeiro título de eleitor. Esse número corresponde a quase dois terços do total de jovens que se alistaram para votar nas Eleições Municipais de 2020.
Como tirar o título de eleitor
Para fazer o alistamento eleitoral pela primeira vez, basta acessar o sistema TítuloNet, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.
O sistema vai pedir o envio de pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade do eleitor ou eleitora. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As outras duas são da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto. Já a quarta é a foto de um comprovante de residência. Os homens com idade entre 18 e 45 anos também devem encaminhar o comprovante de quitação com o serviço militar. Mas atenção: as imagens devem estar totalmente legíveis, pois, se não estiverem, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.
Prazo para regularização termina em maio
Os maiores de idade também podem precisar se regularizar. O eleitor que estiver com o título cancelado por não ter votado ou justificado a ausência às urnas por três pleitos consecutivos ou por não ter comparecido ao cadastramento biométrico obrigatório em seu município deve regularizar a situação efetuando a operação de revisão para poder votar nas eleições deste ano. O prazo termina em 4 de maio. A regularização pode ser feita pela internet.
O post Itu vê disparada em registros de eleitores menores de idade apareceu primeiro em Jornal de Itu.
Fonte
Publicado em March 29, 2022.
O post “Itu vê disparada em registros de eleitores menores de idade” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu