
No Estado de São Paulo, o dia 9 de julho não passa sem uma lembrança de marco e orgulho histórico, já que reverencia a Revolução Constitucionalista de 1932, movimento contra a ditadura do governo Getúlio Vargas. Getúlio havia tomado o poder com a Revolução de 1930 e, em 1932, a Revolução Constitucionalista objetivava depor o ditador, convocar novas eleições e promulgar uma nova Constituição.
O levante paulista iniciou-se em 9 de julho de 1932 e contou com militares da capital e diversos municípios, dentre eles Itu, que lutaram de forma titânica. Em 02 de outubro daquele ano, os paulistas acabaram rendendo-se, mas algumas das principais reivindicações foram atendidas posteriormente.

A participação de Itu deu-se por intermédio do então 4º RAM – regimento de Artilharia Montada (atualmente 2º GAC – Grupo de Artilharia de Campanha), que atuou no apoio às tropas constitucionalistas na “Frente Norte”, no Vale do Paraíba, que rumavam em direção ao Rio de Janeiro, então capital federal, onde a meta era depor Vargas.
Foram 353 militares de Itu e todas as peças de artilharia a cavalo, tendo à frente o Tenente-Coronel Manoel Severiano Ferreira Marques. Além dos militares, muitos jovens civis apresentaram-se como voluntários.
Neste episódio foram contabilizadas oito mortes de ituanos e 32 feridos. Dentre os mortos, o Comandante Interino do 1º Grupo, 1º Tenente Sylvio Fleming, que faleceu em 21 de agosto, devido aos ferimentos recebidos durante o combate ocorrido nas proximidades do município de Silveiras (SP).
A participação dos ituanos contou com vários jovens civis que atuaram voluntariamente, formando o 3º Batalhão de Caçadores Voluntários (BCV), que tinha como sede o Grupo Escolar Dr. Cesário Mota. No local os jovens receberam treinamentos e se juntaram aos militares do 4º RAM.
Quanto a Sylvio Fleming, este foi sepultado em Itu, recebendo honras militares. Em 1965, seus restos mortais foram trasladados para São Paulo e hoje se encontram no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932, situado no Parque do Ibirapuera, Zona Sul.
O post Itu teve participação importante na Revolução Constitucionalista de 1932 apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.