in

Itu terá oito candidatos nas eleições de 2022

Itu (SP) terá pelo menos oito candidatos nas eleições deste ano. Três tentarão a vaga a deputado federal: José Olímpio, Marcella Millano e Rita Passos. Cinco buscam a vaga de deputado estadual: Carlos Boarini, Moacir Cova, Monica Seixas, Rodrigo Moraes e Vando Thoka. Nas eleições marcadas para 2 de outubro, os eleitores ainda escolherão senador, governador e presidente.

O Jornal de Itu traz as principais informações sobre os candidatos de Itu em ordem alfabética.

Candidatos a deputado/deputada federal

José Olímpio

José Olímpio Silveira Moraes, 65 anos, União Brasil (ex-Democratas)

Carreira: ligado à Igreja Mundial do Poder de Deus, começou na política em 1982, quando foi eleito vereador em Itu. Além de ter sido três vezes parlamentar na cidade, também foi na cidade de São Paulo. Ex-deputado federal por duas vezes pelo Estado, atualmente é vereador na capital, eleito em 2020, com cerca de 17 mil votos.

Marcella Millano

Marcella Millano, 35 anos, PT

Carreira: É psicóloga e trabalhou em assistência social junto a pessoas com deficiência. Marcella iniciou sua atuação política aos 16 anos, no movimento estudantil, é militante da causa LGBTQIA+ e da luta antimanicomial e uma das produtoras do podcast JUVENTUDEPOD. É a primeira vez que disputa uma eleição pelo  Coletiva Elas, com mais 9 mulheres, incluindo a ex-deputada federal Iara Bernardi, que será sua representante na urna.

Rita Passos

Rita Trinca Passos, 61 anos, Republicanos

Carreira: empresária e pedagoga, Rita já foi deputada estadual por três mandatos, secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e secretária Nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana, em Brasília, quando esteve à frente da criação do programa “Roda Bem Caminhoneiro”, que fomenta o cooperativismo no transporte rodoviário de cargas, focando na organização de caminhoneiros autônomos.

Candidatos a deputado estadual

Carlinhos Boarini

Carlinhos Boarini, 59 anos, PP

Carreira: formado em Administração de Empresas pela PUCC de Campinas, é bacharel em Direito pelo CEUNSP Salto. É Mestre de Cerimônias apresento formaturas e Bailes na região, foi gerente comercial e marketing na Mega Sistemas. Está na política desde 1997, sendo chefe de gabinete de dois prefeitos em Itu. Foi secretário de Turismo, da Controladoria Geral da Prefeitura e assessor parlamentar na Alesp.

Moacir Cova

Moacir Cova, 49 anos, PSC

Carreira: Nascido em São João do Pau D’Alho (SP), passou a infância em Uirapuru e chegou a Itu aos 18 anos. Em 1991, prestou concurso público e iniciou carreira no sistema penitenciário. Em 1993, assumiu o cargo de carcereiro na Polícia Civil e, em 2000, também através de concurso público, entrou na carreira de investigador de polícia, com atuação em Itu e Sorocaba. Concorreu ao cargo de vereador de Itu pela primeira vez em 2020 e foi eleito suplente da vereadora Maria do Carmo Piunti. Assumiu durante um mês em 2022.

Monica Seixas

Monica Seixas, 36 anos, Psol

Carreira: jornalista, foi eleita deputada estadual em 2018 em uma Bancada Ativista com outros oito integrantes do partido em uma estratégia para eleger representantes de diversas áreas em um mandato único. Juntos conseguiram quase 150 mil votos. Após a eleição, o grupo mudou o nome para Mandata Ativista. Neste ano, pelo coletivo Pretas, sairão conjuntamente: Monica Seixas, Ana Laura Cardoso, Karina Correia, Leticia Chagas, Najara Costa, Rose Soares e Poliana Nascimento.

Rodrigo Moraes

Rodrigo Moraes, 37 anos, PL

Carreira: nascido em Itu, filho do deputado José Olímpio, foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010 com quase 125 mil votos. Atualmente está no terceiro mandato como deputado na Alesp. Formado em Direito em Itu, é evangélico missionário da Igreja Mundial do Poder de Deus.

Vando Thoka

Vando Thoka, 51 anos, Republicanos

Carreira: Francisco Ueliton de nascimento, sempre foi chamado de Vando. Casado, pai de três filhos, mora no Parque América há 25 anos. Iniciou a faculdade de Administração. Foi duas vezes candidato a vereador na cidade e trabalha em projetos sociais com ONGs na cidade, como a João de Barro e horta comunitária no São Judas.

(Matéria atualizada as 21h40 para incluir Marcella Millano)

O post Itu terá oito candidatos nas eleições de 2022 apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.

Fonte

Publicado em August 5, 2022.
O post “Itu terá oito candidatos nas eleições de 2022” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️

O que achou disto?

Proposto pra pensar por Agenda Itu RP

Palestra sobre compras públicas está com inscrições abertas para região de Sorocaba

Cartão Cidadão: MP denuncia descumprimento de liminar e pede multa diária de R$ 100 mil contra Prefeitura