A Prefeitura de Itu confirmou nesta segunda-feira, 27, que a cidade tem 39 casos de dengue confirmados em 2020. Ao todo, segundo o boletim epidemiológico, são 30 autóctones (contraídos na própria cidade) e 9 importados- contraídos em outros municípios.
Segundo o serviço de Controle de Vetores praticamente todos os bairros da cidade têm presença do mosquito Aedes aegypti, mas os últimos levantamentos de índice larvário em Itu apontaram situação de controle com índices abaixo de 0,5% de infestação.
Prevenção
É importante que a população constantemente observe sua residência e seu local de trabalho ou de estudo, evitando o surgimento de criadouros, além de procurar imediatamente por um médico ao apresentar os sintomas da doença.
Os principais sintomas da dengue clássica são: febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; perda do paladar e apetite; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; moleza e dor no corpo; muitas dores nos ossos e articulações.
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos, no entanto, quando acaba a febre começam a surgir os sinais de alerta, que são: dores abdominais fortes e contínuas; vômitos persistentes; pele pálida, fria e úmida; sangramento pelo nariz, boca e gengivas; manchas vermelhas na pele; sonolência, agitação e confusão mental; sede excessiva e boca seca; pulso rápido e fraco; dificuldade respiratória; perda de consciência.
Região
Em Salto, há 47 casos confirmados, um pouco maior do que em Itu.
Fonte
O post “Itu tem 39 casos de dengue” foi publicado em April 28, 2020 e pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu