
Neste sábado (06), ocorre a 1ª ConfrArtes – Feira de Arte Independente, um evento dedicado a valorizar artistas da região e fortalecer a economia criativa local. A feira acontece das 14h às 18h, no Confrades Bar, instalado no Centro Histórico da cidade (Rua Padre Bartolomeu Tadei, 47). Reunindo artes visuais (desenhos, fotografia, pintura, xilogravura), artesanato e brechó, a ConfrArtes destaca a produção artística independente realizada por moradores da cidade.
Participam: Ana Paula Deli (@deliartistico), Bianca Alves (@sinestesiabia), Flávia Gardiman (@flaviafotogardiman), Gustavo Salvatore (@slgus), Marcilio Ramos (@marcilioramos77), Tereza Regina Leme (@terezareginaleme_arts) e Viviane Aranha (@viviane.aranha), idealizadora do evento. Às 15h, a feira recebe uma apresentação especial da banda Baleia Azul (@bandabaleiaazul), também de Itu. Em formato acústico, o show será conduzido por Xitos e Tety, trazendo composições autorais e um clima intimista que dialoga com a proposta do evento.
Idealizada pela fotógrafa Viviane Aranha, a 1ª ConfrArtes surge com o propósito de aproximar a população da arte regional: “A ConfrArtes nasce para aproximar o público dos artistas locais e incentivar o consumo de arte por meio da economia criativa. É curioso perceber como muitas pessoas só descobrem que têm artistas ao seu redor em eventos como este. A produção independente segue muitas vezes no anonimato justamente pela falta de espaços que a acolham — e a feira pretende ajudar a transformar esse cenário. Todos os expositores são gratos pelo apoio de Camilla Factori, proprietária do Confrades Bar, cuja abertura e incentivo tornaram possível a realização do evento”, afirma.
A iniciativa conta com parceria do Confrades Bar, que abre suas portas ao público criando um ambiente acolhedor e propício ao encontro entre artistas, moradores e visitantes. O evento tem entrada gratuita e classificação livre.
O post Itu recebe 1ª ConfrArtes, feira que valoriza artistas locais e a produção independente apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.