O Ranking Connected Smart Cities apresentou na última terça-feira (03), em São Paulo, sua 10ª edição. A cidade de Itu figurou na 63ª posição da lista, tendo caído posições com relação ao ano passado. Florianópolis (SC) foi a cidade mais bem posicionada no ranking geral, seguida por Vitória (ES). São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Niterói (RJ) completam o Top 5.
O resultado do ranking é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.
Itu ficou com nota 30,465 neste ano. Para efeito de comparação, Florianópolis, que lidera o ranking, teve nota 37,525. Em mobilidade, Itu aparece em 24º lugar, com nota 3,891. Em meio ambiente, ficou em 37º, com nota 4,927. Em tecnologia e inovação, em 71º, com nota 4,343. Em segurança, ficou em 25º, com nota 3,989. Em governança, aparece em 51º, com nota 7,276. Em economia, ficou em 47º, com nota 4,181. Em urbanismo, empreendedorismo, educação e saúde, não figura entre as 100. Desde a edição 2019 do Ranking Connected Smart Cities não há um recorte do estudo para o Eixo de Energia.
Itu melhorou nos indicadores de meio ambiente e governança em relação ao ano passado, enquanto caiu em segurança, mobilidade e tecnologia e inovação. É importante frisar que os próprios organizadores destacam que os resultados não devem ser lidos como as “melhores cidades em meio ambiente” ou “as melhores cidades em saúde”, por exemplo.
Isso porque, apesar dos resultados focarem nesses eixos, eles apontam uma visão baseada em indicadores de cidade inteligente, e para se tornar um estudo de eixos específicos, no intuito de apontar “a melhor cidade em educação”, por exemplo, deveria apresentar outros indicadores relevantes ao tema, e que provavelmente não teriam ligação com o conceito Cidades Inteligentes apresentados no estudo.
Flutuação
A nota ituana desde que passou a figurar entre as 100 melhores cidades foi variando. Em 2023, Itu figurou em 59º lugar geral. Em 2022, foi a 46ª. Um ano antes, em 53º lugar, e em 2020, na 54ª posição. Em 2019, esteve na 50ª posição. Em 2017 e 2018 foram os anos com piores avaliações: 95º e 87º lugar, respectivamente.
O Ranking Connected Smart Cities analisa 74 indicadores em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes, em 11 eixos temáticos, identificando as cidades mais inteligentes em diversos setores. O estudo é realizado desde 2015, criando uma plataforma de discussão e negócios sobre o de Cidades Inteligentes. Neste ano, foi feito em parceria com a consultoria Urban Systems e Mobilidade Estadão.
Entre as cidades vizinhas, o destaque ficou para Sorocaba, que figura na 25ª posição geral com nota 33,468. Indaiatuba está na 49ª posição geral, com nota 31,536. Nenhum outro município circunvizinho de Itu aparece entre as 100, assim como nenhuma outra cidade da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Itu teve desempenho melhor que capitais como Teresina (PI), Aracaju (SE), João Pessoa (PB) e Manaus (AM), além de cidades de grande porte do Sudeste e Centro-Oeste.
O post Itu figura em 63º em ranking das cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.