As ações de inspeção contra fraudes e furtos de energia, os populares “gatos”, permitiram à CPFL Piratininga regularizar 10,6 mil ligações clandestinas em Sorocaba, Jundiaí e outros 19 municípios da região em 2022.
Na região de Sorocaba, a cidade segue liderando o ranking com 3.556 ligações regularizadas em 2022. Na sequência, aparecem Votorantim (733) e Itu (713). Enquanto alguns municípios apresentaram queda, outros tiveram mais casos de ligações desfeitas, caso de Jundiaí e Itupeva.
Ao fazer uma ligação clandestina, o morador coloca em risco a sua vida, a da família e a dos vizinhos. Isso porque o “gato” não segue qualquer padrão de segurança da rede elétrica. Em geral, ele é feito com fios, relógios e disjuntores adulterados, sem a certificação do Inmetro. Além disso, o risco de oscilações no fornecimento de energia, curto-circuito e incêndio é constante porque as ligações irregulares podem causar sobrecarga na rede elétrica.
O combate às fraudes e ao furto de energia também é importante pelo aspecto comercial. Parte da energia furtada é reconhecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no cálculo da tarifa, ou seja, os demais clientes, com fornecimento e conta regulares, acabam pagando parte do valor que deixou de ser pago pelos fraudadores.
Denúncia
Clientes da CPFL podem contribuir de forma sigilosa, para o combate às irregularidades. As denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para Android e iOS, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br. As denúncias são anônimas e ajudam a companhia a identificar locais que estejam praticando fraudes na ligação de energia.
O post Itu é a terceira cidade da região com mais ligações clandestinas de energia apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em March 21, 2023.
O post “Itu é a terceira cidade da região com mais ligações clandestinas de energia” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️