in

IPESO divulga pesquisa sobre os 100 dias do governo Herculano

 O Instituto de Pesquisa IPESO realizou a pesquisa “Avaliação dos 100 Dias de Governo em Itu”, primeiro estudo da série que acompanhará o desempenho dos prefeitos ao longo dos mandatos.

A escolha de Itu se deu por ser a cidade mais populosa entre os 13 municípios da região que iniciaram uma nova administração no dia 1º de janeiro de 2025.

“Ao completar 100 Dias de Governo nesta quinta-feira, 10 de abril, os prefeitos passam por uma fase decisiva, considerada por especialistas em administração pública como o primeiro grande impacto da gestão. Esse marco representa a primeira oportunidade real de aferição do desempenho do novo governo, pois já se passaram os efeitos imediatos da transição, os discursos de posse e a montagem da equipe” destaca Victor Trujillo,  CEO do IPESO.

Resultado

A gestão do prefeito Herculano Júnior começa com índice de aprovação de 80,63%, somando os que compartilham a administração ótima, boa ou regular. A aprovação é especialmente forte entre os jovens, mulheres e moradores das classes C e DE, e nas regiões mais populosas da cidade.

Outro dado relevante é que 56,88% dos entrevistados aprovaram a forma como o prefeito está administrando a cidade, enquanto 22,50% ainda não formaram opinião.

A pesquisa também investigou a satisfação das expectativas criadas durante a campanha. Para 76,26% da população, a gestão está sendo igual ou melhor do que esperavam. Cerca de um quarto dos entrevistados (25,63%) dizem estar positivamente curiosos. Os jovens são os mais satisfeitos, enquanto os participantes mais velhos e da classe AB demonstram maior exigência.

Em relação ao cumprimento das promessas de campanha, a população adota uma postura de vigilância: 55,63% acreditam que apenas algumas promessas serão cumpridas, e 25,63% apostam que a maioria será entregue. Apenas 5,63% acreditam que todas as promessas serão cumpridas — o mesmo percentual dos que não esperam o cumprimento de nenhuma. Isso mostra que o prefeito conta com um estoque moderado de recursos, mas sob observação constante.

Metodologia

O IPESO atendeu por telefone 320 moradores de Itu entre os dias 31 de março e 8 de abril. A amostra representa uma miniatura fiel da população da cidade de Itu, com as mesmas proporções de sexo, idade, escolaridade e região, garantindo resultados estatisticamente representativos do universo pesquisado. A margem de erro dos resultados é de 5,5% com 95% de confiança .

A pesquisa está disponível aqui ou no portal www.opiniaopublica.com.br

Sobre o IPESO

Com mais de 30 anos de atuação, o Instituto de Pesquisa IPESO é reconhecido por seus estudos estratégicos voltados para a compreensão da opinião pública, comportamento do consumidor e avaliação de políticas públicas. Com metodologias robustas e uma equipe experiente, o instituto apoia empresas, veículos de comunicação e governos na tomada de decisões fundamentadas em dados.

O post IPESO divulga pesquisa sobre os 100 dias do governo Herculano apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.

Fonte

Publicado em April 10, 2025.
O post “IPESO divulga pesquisa sobre os 100 dias do governo Herculano” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️

10/04: São Camilo e Madre Paulina – Interrupção emergencial do abastecimento de água

 Parque Maeda abre durante o “megaferiado” de abril com lazer e descanso no interior