O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi indicado ao Oscar 2025 em três categorias: Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz (Fernanda Torres, que recentemente ganhou o Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama) e Melhor Filme. Esta é a primeira vez que um longa-metragem nacional concorre ao prêmio principal da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
A obra, baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, segue em cartaz no Cine Araújo do Plaza Shopping Itu, podendo ser conferida diariamente às 21h20 até a próxima quarta-feira (29). Há possibilidade do filme continuar na programação do cinema, devido ao sucesso que vem fazendo. Os ingressos para as sessões custam apenas R$ 10,00. Confira a programação completa aqui.
Ainda Estou Aqui se passa no Rio de Janeiro, no início dos anos 1970. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Os Paiva — Rubens (Selton Mello), Eunice (Fernanda Torres) e seus cinco filhos — vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice, cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas, é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos.
O filme é o quinto a disputar na categoria de longa internacional – o primeiro foi O Pagador de Promessas, do saltense Anselmo Duarte, em 1963, seguido de O Quatrilho, em 1995, O Que É Isso, Companheiro?, em 1998, e Central do Brasil, também de Salles, em 1999.
Indicados ao Oscar de Melhor Filme
- “Ainda estou aqui”
- “Anora”
- “O brutalista”
- “Um completo desconhecido”
- “Conclave”
- “Duna: Parte 2”
- “Emilia Pérez”
- “Nickel boys”
- “A substância”
- “Wicked”
Indicadas ao Oscar de Melhor Atriz
- Fernanda Torres (“Ainda estou aqui”)
- Mikey Madison (“Anora”)
- Demi Moore (“A substância”)
- Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”)
- Cynthia Erivo (“Wicked”)
Indicados ao Oscar de Filme Internacional
- “Ainda estou aqui” (Brasil)
- “Emilia Pérez” (França)
- “Flow” (Letônia)
- “A Garota da Agulha” (Dinamarca)
- “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha)
O post Indicado ao Oscar em três categorias, “Ainda Estou Aqui” segue em cartaz em Itu apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.