A indicação desta semana é do mestre do cinema surreal, David Lynch, que infelizmente faleceu no último dia 15 de janeiro. Mais do que a recomendação de filmes, esta matéria procura apresentar “O Diretor” que, com seu cinema onírico, narrativas não lineares e amplamente cultuado entre os cinéfilos, tornou-se uma referência passada de geração em geração.
Aliás, mais do que um cineasta, David Lynch pode ser considerado um ensaísta artístico. Além dos grandes filmes adornados pela atriz Laura Dern, Lynch também se aventurou em séries, música, literatura, editoriais, além de muitos curtas e desenhos experimentais.
Veludo Azul (1986) é um grande filme permeado de mistérios, mas uma boa indicação para conhecer David Lynch é a Trilogia de Hollywood, composta pelos filmes A Estrada Perdida (1997), Cidade dos Sonhos (2001) e Império dos Sonhos (2006). Vale lembrar que o diretor também trabalhou em Duna (1984), embora, segundo ele próprio, não tenha ficado satisfeito com o resultado.
Tem também o famoso seriado Twin Peaks, com a primeira temporada (1990) e a segunda temporada (1991). Em 1992, foi produzida uma prequela que mostra os últimos dias de Laura Palmer, e a terceira temporada foi rodada em 2017. É um seriado simplesmente fantástico.
Ainda no universo das séries, em 2002, ele escreveu e dirigiu o que denominou como uma sitcom de nove episódios chamada Rabbits. O livro de 2015, chamado Em Águas Profundas: criatividade e meditação, é uma obra muito agradável de ler, em formato de bolso, com leitura rápida e alto valor agregado de consciência criativa. Nele, o autor compartilha suas vivências, explora questões como a morte e o trabalho e revela histórias inéditas sobre a criação de suas obras-primas do cinema.
Outras evidências maravilhosas de experimentalismo em películas lado B estão no curta medonho The Alphabet (1968). Também há, com o perdão da palavra, o gasturante Dumbland (2002) e vários ensaios musicais, como álbuns autorais e colaborativos.
David foi e sempre será uma referência para o mundo das artes cinematográficas contemporâneas, e isso é só um pedacinho do universo de Lynch para os mais curiosos começarem a explorar seu mundo extremamente rico em narrativas surreais.
Espero que tenham curtido a indicação da semana, abraços!
Dorival Sanches – Blog: https://dorivalcardealblog.wordpress.com/
O post INDICAÇÃO: DAVID LYNCH apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em January 21, 2025.
O post “INDICAÇÃO: DAVID LYNCH” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️