in

Inauguração da ETA Rancho Grande e Sistema Utu-Guaçu: um marco na evolução do abastecimento de água em Itu

Na manhã do dia 26 de setembro de 2024, a cidade de Itu vivenciou um momento histórico com a inauguração da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Rancho Grande e o Sistema Utu-Guaçu. Ambas as estruturas são parte fundamental do investimento realizado no município na área de saneamento, buscando trazer uma significativa melhora na segurança e qualidade do abastecimento de água, mesmo em períodos de estiagem.

O prefeito Guilherme Gazzola, em depoimento ao Jornal Agora Itu, destacou os desafios enfrentados ao longo do projeto, que envolveu grandes investimentos, dificuldades técnicas e políticas. “Acho que nós só tivemos desafios pelo tempo, pela dificuldade, pelo investimento e também às vezes por uma coisa muito ruim, que é o impacto político negativo. As pessoas pareciam que queriam que as coisas não acontecessem na cidade”, relatou Gazzola, referindo-se às críticas e obstáculos políticos que, segundo ele, prejudicaram o andamento das obras. “Isso machuca, machuca você, machuca a sua família, então todo esse pessoal venceu tudo isso. Mas foram uma série de desafios, acho que foram só desafios e vencemos, acho que isso é o mais importante”, concluiu.

O superintendente da Companhia Ituana de Saneamento (CIS), Reginaldo Santos, também celebrou a inauguração e enfatizou a importância dos novos sistemas no abastecimento da cidade. “Hoje nós conseguimos inaugurar a nova ETA compacta, o sistema Utu-Guaçu, os dois estão em pré-operação. Esses dois sistemas são muito importantes no complemento do abastecimento da nossa cidade. São 600 litros do Utu-Guaçu, mais 140 tratando. Então a estação da ETA Rancho Grande vai ter capacidade para tratar 740 litros de água por segundo”, detalhou. Segundo Santos, a nova estrutura melhora a pressurização e a distribuição de água, além de garantir a segurança hídrica do município mesmo em períodos sem chuvas, como o que a cidade enfrenta atualmente.

O diretor de tratamento, qualidade e meio ambiente, Silvio Noda, acrescentou que a tecnologia empregada na ETA Rancho Grande é um marco para Itu e para toda a região. “Essa ETA aqui foi um desafio enorme pra mim em termos de prazo, ela é uma tecnologia até padrão, comum, mas o jeito que ela vem pra coroar, pra ela se juntar ao robusto sistema, o Utu-Guaçu, permite que Itu tenha uma segurança hídrica que hoje está, bem dizer, inexistente em todo o estado”, explicou. Noda ressaltou que a estação é multipropósito e permite regular a situação hídrica do município de forma eficiente, garantindo o abastecimento pleno e de qualidade para a população.

Com a inauguração da nova ETA e do sistema Utu-Guaçu, Itu dá um passo decisivo e tende a consolidar a segurança hídrica da cidade, assegurando que, mesmo em momentos de escassez de chuva, a população continue a receber água tratada com qualidade. 

Fonte: Jornal Agora Itu

O post Inauguração da ETA Rancho Grande e Sistema Utu-Guaçu: um marco na evolução do abastecimento de água em Itu apareceu primeiro em CIS.

Fonte

O post “Inauguração da ETA Rancho Grande e Sistema Utu-Guaçu: um marco na evolução do abastecimento de água em Itu” foi publicado em outubro 10, 2024 e pode ser visto originalmente diretamente na fonte CIS

Inaugurados reservatórios de água Parque das Indústrias e Vila Esperança em Itu

Comentário sobre Podemos fazer a diferença! por José Cicero perror de Alencar