O prefeito eleito Herculano Passos divulgou, na manhã desta sexta-feira (20), mais quatro secretários que farão parte de seu governo.
Até o momento, não foram definidos os nomes para a Secretaria de Agricultura, Subprefeitura da Zona Leste nem para a Funerária Municipal.
Secretaria da Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana
Tenente-Coronel PM Emerson Luciano de Almeida Drague é comandante do 50° Batalhão de Polícia Militar do Interior, com ampla trajetória na PM desde 1992. Atuou em unidades como a ROTA e CPI-7 e possui cursos em Gerenciamento de Crises, Força Tática, Negociação e Explosivista. Deverá a assumir em 10 de janeiro após ingressar na reserva da PM.
Secretaria de Governo
Adriano Alves é advogado, mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie/SP); professor em Pós-Graduação de Direito Eleitoral Criminal na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), professor na ESA (Escola Superior da Advocacia) e palestrante dos quadros da OAB/SP.
Secretaria de Compliance e Transparência
Vinicius Saudino, 32 anos, é formado em Direito pelo CEUNSP, com pós-graduação em Direito Público pela Legale. Foi militar, professor da rede estadual e atuou na comunicação em rádio e TV. Vereador mais jovem e reeleito em Salto, integrou comissões como o Consórcio do Ribeirão Piraí e Justiça e Redação.
Secretaria de Justiça
Giovanni Russo, formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, possui mestrado em Direito Econômico Internacional (ECUPL/China) e pós-graduação em Relações Internacionais (Damásio). Foi assessor jurídico no TIAM, advogado na China e professor de Direito, com experiência em Direito Penal, Processual e Constitucional.
Veja abaixo a lista completa dos secretários municipais 2025:
Chefe de Gabinete – Rosemary Veronezze
Rosemary Veronezze assumirá a Chefia de Gabinete. Graduada em Eventos, foi Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Itupeva, onde adquiriu vasta experiência em planejamento orçamentário, captação de recursos, gestão de pessoas, liderança de equipes e organização de eventos. Rosemary também coordenou o Centro de Convivência do Idoso e atuou como Secretaria parlamentar na Câmara dos Deputados. Recentemente, esteve à frente das Secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Agricultura de Itupeva.
Secretaria de Comunicação Social
A Secretaria de Comunicação Social será liderada pelo jornalista Daniel Alcântara. Com mais de 20 anos de experiência em comunicação pública e institucional, Daniel atuou em duas prefeituras, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e na Câmara dos Deputados, desenvolvendo estratégias de comunicação e fortalecendo a relação entre as instituições e a sociedade.
Secretaria de Saúde
Tiago Texera comandará a Secretaria de Saúde. Com 21 anos de experiência na Saúde Pública, Tiago já atuou como secretário de saúde, diretor de regulação, planejamento e financeiro, além de coordenador executivo. Atualmente, é diretor do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP). Formado em Administração de Empresas pela PUC-Campinas, possui pós-graduações em Gestão em Saúde (FIOCRUZ), Gestão Pública (Estácio de Sá) e Regulação em Saúde (Sírio-Libanês).
Secretaria de Esportes
Antônio Carlos Bertagnolli Junior, 54 anos, casado, pai de 3 filhos, é radialista e foi secretário de Esportes por quase uma década (2007-2016), período em que implementou projetos que fortaleceram o esporte local.
Secretaria de Turismo
Carlinhos Boarini, 61 anos, casado, formado em Administração (PUCC) e Direito (CEUNSP), é mestre de cerimônias e celebrante. Atua na política desde 1997, com experiência como chefe de gabinete, secretário de Turismo e da Controladoria, e assessor parlamentar. Diretor social em clubes, idealizou eventos em Itu e região.
Secretaria de Educação
Ricardo Calegari, 51 anos, tem 28 anos de experiência em Educação. Foi reitor da Universidade Católica de Brasília e do CEUNSP. Doutor em Ensino de Ciências e Matemática, Mestre em Educação Sociocomunitária e Especialista em Altos Estudos em Defesa pela ESG. É formado em Pedagogia e Processamento de Dados.
Secretaria de Cultura e do Patrimônio Histórico
Marcello Airoldi, ator, diretor e dramaturgo, formado na EAD-USP e no Instituto Ítalo Brasileiro, com estudos em mímica e teatro físico na Inglaterra. Com mais de 30 anos de carreira, atuou em novelas, séries da HBO e Netflix, e mais de 20 espetáculos. Foi diretor de Cultura em Barueri (1997-2004).
Secretaria de Meio Ambiente
Beth Brandão é licenciada e bacharel em Ciências Biológicas, tecnóloga em Redes de Computadores, mestre e doutora em Ensino. Leciona no ensino superior, possui 25 anos na educação e 27 na área ambiental. Foi diretora na Secretaria de Meio Ambiente de Itu, liderando projetos como Mega Plantio e Município Verde Azul
Secretaria de Relações Institucionais
João Carlos “Pestana” Ramos, natural de São Roque e morador de Itu desde 1978, é consultor comercial, social e político. Graduado em administração, acumula 30 anos de experiência em marketing político e gestão. E vice-presidente da Câmara de Comércio Angola Brasil e presidente da Associação Amigos da Cidade de Itu.
Secretaria de Administração
Fábio Amaral, 47 anos, é advogado com mais de 20 anos de experiência em administração pública. Especialista em Direito Administrativo (PUC/SP) e Direito Processual Civil (EPD), foi secretário de Finanças em Itapevi e atua como procurador em Jandira, onde também foi secretário de Governo.
Secretaria de Promoção de Desenvolvimento Social
Ângela Maria Lopes Ferraz de Almeida é professora de formação. Foi secretária municipal de Promoção Social, presidente do Fundo Social de Solidariedade, diretora do Ensino Fundamental, membro do Conselho da Pessoa com Deficiência e assessora parlamentar na ALESP e na Câmara.
Secretaria de Serviços Rurais
Camila Marchi, natural de Itu, é formada no curso Técnico em Administração de Empresas e atua há 16 anos como microempresária, especializada na compra, venda e criação de gado. Reconhecida pela gestão eficiente e pela sólida atuação no mercado agropecuário, contribui para o fortalecimento da economia rural na região.
Secretaria de Planejamento e Gestão de Projetos
Élcio Nogueira é graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIP e pós-graduado em Georreferenciamento pela PUC-MG, com sólida experiência em gestão de Planos Diretores, regularização fundiária e desenvolvimento de soluções urbanas sustentáveis. Possui trajetória consolidada em prefeituras e empresas, liderando projetos estratégicos de planejamento urbano e implementação de políticas voltadas ao crescimento ordenado e sustentável das cidades
Secretaria de Finanças
Francisco José Rocha é economista. Servidor público desde 1977, foi secretário de Finanças em Diadema, Osasco, Itu, Bertioga e Guarujá. Especialista em finanças públicas, atuou em atualizações tributárias, planejamento orçamentário, arrecadação de dívida ativa e reestruturação da dívida pública.
Secretaria do Emprego e Trabalho
Fernando Boni, 44 anos, ituano, é formado em Administração (UNIP) e cursou Engenharia de Controle e Automação (UNIMEP). Empresário, foi diretor Comercial no setor metalúrgico por 25 anos, estreitando laços com grandes empresas da região. Também idealizou o projeto English in Company como professor de inglês.
Secretaria de Habitação
Carlos Alberto D’Ambrosio é advogado, corretor de imóveis e ex-juiz do Tribunal de Impostos e Taxas. Atuou como secretário em áreas estratégicas da Prefeitura de Itu. É presidente do Sincomercio, vice-presidente da Fecomercio/SP, conselheiro do SENAC/SP e membro da Santa Casa de ltu.
Secretaria de Obras e Engenharia
Thiago Maia é técnico em edificações, bacharel em Direito e tem MBA em Gestão Pública. Com 24 anos de experiência, foi chefe de gabinete em todas as esferas do legislativo. Em Jundiaí, atuou como secretário de Inovação e presidiu conselho da Cijun (companhia de informática) promovendo avanços administrativos e tecnológicos.
CIS (Companhia Ituana de Saneamento)
Adilson Pereira, natural de Itu, é graduado em Administração de Empresas, com pós-graduação em RH e cursa Gestão de Riscos Socioambientais e Desenvolvimento Sustentável na PUC. Atuou em empresas nacionais, multinacionais e de Consultoria, liderando equipes e projetos. É vice-presidente da Associação dos Romeiros de Itu.
Subprefeitura do Pirapitingui
Fernando Mendes Cowboy, 38 anos, técnico em Transações Imobiliárias, corretor de imóveis e produtor de eventos. Com experiência como pintor autônomo e coordenador de campanhas, destacou-se em logística, atendimento personalizado e estratégias de divulgação, além de gerenciar shows e transações imobiliárias.
Fundo Social de Solidariedade – (o Funssol é, tradicionalmente, ocupado pela primeira-dama do município)
Rita Passos comandará o Fundo Social de Solidariedade, onde atuará de forma voluntária. Com uma trajetória política marcante, foi deputada estadual por três mandatos e autora de leis importantes, como a que combate trotes em serviços de emergência, a instituição da “Semana Estadual da Adoção” e a lei que estabelece placas em unidades de saúde para evitar o abandono de nascituros. Como Secretaria estadual de Desenvolvimento Social, criou o “Centro Dia do Idoso” e o programa “Complementando Renda Cidadã”, que oferece cursos de capacitação. No âmbito federal, liderou programas como o “Roda Bem Caminhoneiro”, em parceria com o então ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Durante sua gestão no Fundo Social de Solidariedade de Itu, implantou iniciativas como o Centro de Capacitação Profissional, o programa “Nova Vida” para recuperação de dependentes químicos, “Sonho de Noiva” e o pioneiro “Centro Dia do Idoso” na cidade.
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Publicado em December 20, 2024.
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