in

Gruta da Glória: enquanto alguns degradam, outros lutam pela preservação

100 anos da Estrada Parque: continuamos nossa série de reportagens especiais

Uma das atrações principais atrações da Estrada Parque, em Itu (SP), é a Gruta da Glória. Cravado no granito rosa, estão as datas e nome dos que fundaram o local. Infelizmente, o local histórico não tem nenhum vigia atualmente e por isso está cheio de pichações e sujeira.

  Ao subir pelas escadas dentro da pedra, se chega ao mirante com vista para a via e também para o Rio Tietê. Os corrimões foram reformados, recentemente, graças a voluntários que lutam para preservar o local.

Moradora de Itu há vários anos,  Jaqueline de Almeida Samila é presidente do Grupo Pierre Martin de Espeleologia, e uma apaixonada e defensora da Gruta. “As grutas na litologia granítica representam um importante refúgio e fonte de recursos para uma fauna abundante e diversificada. Fundamental preservá-las!”, diz.

Como há vários anos não há mais nenhum agente de segurança no local, que principalmente à noite se torna refúgio para ações menos nobres, entre elas as pichações. Nem a imagem de uma santa intimida quem, muito diferente de antigamente, não procura o local por fé.

Junto com outros voluntários, a professora e pesquisadora vai ao local para limpeza, atividades de pesquisa, prospecção, topografia e mapeamento, estudos de fauna, entre outros.

No ano de 2020, o GPME observou a necessidade de fazer um projeto para trocar os corrimões de acesso turístico. “A troca foi necessária para a segurança de acesso aos visitantes: existia risco de quedas, pois o corrimão de apoio estava totalmente deslocado, oxidado e deteriorado em sua maior parte”, conta ela.

A ação teve apoio das empresas Starret e Lorenzon, além de mão de obra de membros da GPME e voluntários: Márcio Scaravelli, Jair Américo, Otto Pinheiro Dias, Otávio Boaventura, com apoio de Genivaldo Nunes e Guilherme Villar.

O comerciante Gerson Chicolli, dono da lanchonete próxima à gruta, lembra que antigamente no local se reuniam devotos e até missas eram realizadas.

Você tem fotos e lembranças de épocas, através de relatos de pais ou avós? Conta pra gente!

Quer ler as matérias que já publicamos desta série de reportagem?

(Texto e foto: Rosana Bueno)

O post Gruta da Glória: enquanto alguns degradam, outros lutam pela preservação apareceu primeiro em Jornal de Itu.

Fonte

Publicado em May 14, 2022.
O post “Gruta da Glória: enquanto alguns degradam, outros lutam pela preservação” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu

Crea-SP realiza força-tarefa de fiscalização na região de Itu

Começa amanhã, dia 15, o rodízio de água na Região Noroeste