in

Governo não anuncia nenhuma mudança no Plano SP

Ao contrário da expectativa, o governador João Doria não anunciou nenhuma mudança no Plano SP: o Estado continua na fase vermelha, a mais restritiva até agora, com permissão para que apenas serviços essenciais funcionem.

Informações de bastidores chegaram a circular alertando que o Estado poderia ir para uma fase roxa, uma nova etapa com fechamento de escolas, igrejas, suspensão de campeonatos de futebol e restrição de horários para atividades essenciais.

“Estamos em uma situação de alerta máximo”, ressaltou o governador João Doria, em coletiva na tarde desta quarta-feira, 10. Ele aproveitou para criticar o presidente Jair Bolsonaro que indicou remédios não comprovados como prevenção ao vírus, atrasou a compra para vacina e a falta de conscientização na importância de distanciamento social e uso de máscaras.

Questionado se eles irão acatar uma orientação do Ministério Público, que pede fechamento de escolas e igrejas, a equipe de Doria disse que isto está sendo estudado e que poderá ser anunciado no momento adequado, se o isolamento social não for eficiente no combate à doença.

Sobre outra orientação do MP, que pede a paralisação dos campeonatos de futebol no Estado, nada foi falado.

Doria começou a coletiva falando do momento crítico e que os números aumentam: 82% dos leitos de UTI no Estado estão ocupados. A equipe de contingência também informou que a vaga Cross que regula leitos hospitalares no Estado tem com 1.930 pessoas na fila nesta quarta-feira.

Mas aos ser questionado sobre fechamento de escolas e igrejas, afirmou que por enquanto a fase vermelha está sendo eficiente.

A suspeita é que Doria anunciará medidas mais restritivas em breve, mas estuda uma forma de fazer isso sem ser tão impopular.

Vacinação

No dia 22 de março, o Estado vai começar a vacinação para quem tem 72, 73 e 74 anos. Para quem tem 75 e 76 a vacinação vai começar a partir do dia 15 de março, próxima segunda-feira.

Doria também lembrou que o Instituto Butantan trabalha 24 horas diariamente para produzir novas vacinas e que a vacina é eficaz contra as novas variantes do coronavírus.

Novos leitos

O governo também anunciou 338 novos leitos, sendo 167 de UTIs em hospitais estaduais, municipais e filantrópicos de todo Estado. Não foi divulgado na coletiva os nomes dos hospitais.

O post Governo não anuncia nenhuma mudança no Plano SP apareceu primeiro em Jornal de Itu.

Ferrari apresenta SF21 para tentar apagar desastroso 2020

Na Terra Indígena Araribóia, fake news atrapalham vacinação