
O Governo de São Paulo lançou, na última quinta-feira (11), na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, as Rotas da Cachaça de São Paulo, ação inédita que destaca o potencial turístico da produção desta bebida que representa a história e a identidade cultural do Brasil. Com oito rotas distribuídas por 65 municípios, além de oito destinos de experiências e mais oito destinos de negócios, a iniciativa também visa fomentar o agronegócio e o desenvolvimento regional em todo o estado.
Duas cachaçarias de Itu integram o programa do Governo do Estado: Cachaça Ituana e Cachaça Maria Clara. “A Cachaça Maria Clara tem orgulho em integrar as Rotas da Cachaça, ao lado de produtores renomados que fortalecem e valorizam este setor tão importante para nossa cultura e economia”, afirmam os proprietários.
O evento contou com a presença do vice-governador do Estado, Felício Ramuth (PSD), e do Secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, além dos secretários Arthur Lima (Casa Civil), Jorge Lima (Desenvolvimento Econômico) e Roberto Lucena (Turismo). Representando a Prefeitura de Itu, esteve presente o Secretário Municipal de Agricultura, Adilson Pereira.
As Rotas da Cachaça vão ampliar mercados, estimular novos investimentos e expandir a presença da cachaça paulista dentro e fora do país, garantindo um produto seguro e de qualidade. As rotas Serras Paulistas, Mogiana, Noroeste, Cuesta, Itaqueri e Tietê, Centro Paulista, Frutas e Bandeirantes, Circuito das Águas e Alta Paulista concentram 65 produtores do destilado. O projeto inclui, ainda, sete destinos de experiências e oito destinos de negócios.
Assim como as Rotas do Vinho, as Rotas do Café e as Rotas do Queijo, lançadas pelo Governo de São Paulo desde o ano passado, as Rotas da Cachaça de São Paulo reservam experiências que combinam e valorizam o turismo rural, a natureza, a história, proporcionam degustações e formação técnica.
Qualidade
O evento marcou ainda a entrega dos troféus e certificados do II Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista 2025, que elegeu as melhores cachaças do estado em cinco categorias. Também foi lançada a nova linha de crédito Alambique Legal, do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), destinada a apoiar financeiramente produtores de cachaça em sua formalização sanitária e regulatória.
As cachaças Maria Clara Branquinha e Maria Clara Amburana foram premiadas. A Branquinha repetiu o feito do concurso anterior, conquistando o Certificado Prata (pontuação entre 80 e 89). Já a Amburana recebeu o Certificado Ouro (pontuação entre 90 e 100). Entre os 115 rótulos inscritos, a Maria Clara Amburana se destacou entre as sete melhores do Estado. “Esse reconhecimento confirma que estamos no caminho certo e reforça que entrega, persistência, estudo e, sobretudo, amor pelo que fazemos resultam em conquistas positivas”, finalizam os proprietários.
O post Governo de São Paulo lança “Rotas da Cachaça” com marcas de Itu apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.