Descaso ocorre na Unidade Básica de Saúde no bairro Novo Mundo
Uma moradora de Itu com 35 semanas de gestação procurou a redação do Jornal de Itu para denunciar a falta de médicos e exames no posto de saúde localizado no bairro Novo Mundo.
A moradora do bairro Cidade Nova nos contou que nesta semana procurou a unidade de saúde para agendar o exame de ultrassom e também consulta médica e recebeu resposta negativa da atendente. “Ela me disse que não tem vaga para fazer o ultrassom e que só consigo retorno com a ginecologista em fevereiro, mas até lá meu bebê já estará em meus braços”, disse.
A moça, Lilian Cristina Coelho Costa, sofre com convulsões desde os 14 anos, está agoniada pois, desde o início de sua gestação as convulsões têm sido mais frequentes. “Eu faço acompanhamento com neurologista, mas preciso que um ginecologista me atenda. Estou muito preocupada com essa situação”, disse. “Estou no final da gestação e sendo obrigada a passar por isso. Infelizmente dependo do serviço público de saúde e tenho que ver esse descaso acontecendo comigo, e que também deve estar ocorrendo com outras mães”, disse.
Além de não conseguir agendar a sua consulta médica e nem o exame, Lilian reclama do mau atendimento. “A atendente me atendeu super mal e fez muito pouco caso, ao invés de tentar me ajudar e me orientar. Disse que se eu quisesse ela agendava para fevereiro, se não que eu procure outro lugar”, conta. “Ela ainda me disse que se eu passar mal pra procurar o PAM, mas não é isso que fui fazer lá. Eu quero e preciso que seja agendado o ultrassom e também a minha consulta médica”, reforça.
Segundo a gestante, em conversa com uma enfermeira foi dito que realmente há falta de médico no posto de saúde. “Ela me disse que tinha duas, mas uma foi para outro posto de saúde da cidade e a que ficou no Novo Mundo está de férias, ou seja, não tem ginecologista para nos atender”, disse Lilian.
Busca por solução
Lilian nos contou que ligou no 156, mas ninguém atendeu. O mesmo aconteceu com os dois números da prefeitura. “Liguei diversas vezes e ninguém atendeu”.
Por fim, ela enviou mensagem pelo WhatsApp da Saúde da Prefeitura de Itu e obteve resposta nesta quarta-feira (12). Segundo a gestante, a resposta foi que nem mesmo a secretaria de saúde está conseguindo contato com o posto do bairro Novo Mundo para entender o que está acontecendo. “Me disseram que vão resolver o meu problema, mas que não conseguem falar com o posto de saúde”, disse. “Ela disse que é pra eu procurar a Saúde da Mulher e é isso que vou fazer”.
Ela finaliza dizendo que é revoltante saber que a Secretaria de Saúde sabe dos problemas que acontecem e nada fazem. “É revoltante. Infelizmente dependo do SUS, então tenho que passar por isso”.
Problema solucionado
Apesar da assessoria de comunicação da Prefeitura de Itu não ter retornado para a redação do Jornal de Itu, explicando a falta de médicos no posto de saúde no bairro Novo Mundo, a gestante Lilian entrou em contato com a redação para atualizar o seu caso.
Segundo ela, na tarde desta quarta-feira (12), após a redação enviar os questionamentos para a Secretaria de Saúde, a mesma entrou em contato para agendar a consulta médica para esta sexta-feira (14).
“Estou aliviada que minha consulta foi agendada. E consegui com o mesmo médico que já faço acompanhamento”, conta.
Compartilhe em suas redes sociais
O post Gestante com 35 semanas denúncia falta de médicos em posto de saúde apareceu primeiro em Jornal de Itu.