in

GEPAR apreende animais silvestres no Cidade Nova, em Itu

O indivíduo tido como detentor dos pássaros foi conduzido até o 4º Distrito Policial de Itu (Foto: Divulgação)

Na última sexta-feira (16), após denúncia anônima de porte ilegal de animais silvestres no bairro Cidade Nova, foram apreendidos 6 Picharros (Trinca ferro), 1 cardeal do Nordeste e 1 Coleirinha. A apreensão foi feita pelo GEPAR (Grupo Especial de Proteção Ambiental e Rural) em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e os animais foram encaminhados para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), que presta suporte a Itu.

O indivíduo tido como detentor dos pássaros foi conduzido até o 4º Distrito Policial de Itu e responderá pelo crime ambiental. De acordo com a Lei Nº 9.605/98, guardar ou manter em cativeiro, matar, perseguir, caçar, apanhar sem autorização animais silvestres é crime ambiental no Brasil.

O porte ilegal de animal silvestre resulta em multa e detenção, pois se configura como “guardar ou manter em cativeiro animal silvestre” sendo o tráfico o terceiro maior crime ilícito global. Quem comete esse crime deve ser responsabilizado administrativamente e penalmente, com apreensão do animal e sanções legais.

Caso o munícipe detenha o animal em sua residência é crucial contatar o Ibama ou Polícia Ambiental para regularizar ou entregar o animal. Para denúncias de crime ambiental é possível contatar o GEPAR por meio do telefone 153. É preciso informar o endereço e, se possível, encaminhar provas/fotos do animal ou dos indícios de crime.

O post GEPAR apreende animais silvestres no Cidade Nova, em Itu apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Após furto de celular, homem é preso em Salto

3ª Corrida 6k 50° BPM/I será neste domingo em Itu