Felipe Sinhá
O maior festival de cultura pop do mundo, a Comic Con Experience – ou CCXP, como é mais conhecida –, voltará a ser realizada após dois anos de suspensão em razão da pandemia de Covid-19. Durante o período, o evento, que começou em 2014, aconteceu virtualmente.
Neste ano, diversos ituanos se deslocarão para São Paulo, onde será realizado o encontro tão aguardado pelos fãs do mundo geek, grupo formado por apreciadores de cinema, séries de TV, games, música, histórias em quadrinhos,animes e cultura pop. O evento ocorrerá entre os dias 1 e 4 de dezembro no espaço São Paulo Expo e deverá reunir cerca de 300 mil pessoas.
Para a jornalista e designer Gabriela Prado, a CCXP é uma oportunidade para conhecer outras pessoas apaixonadas pelo mundo geek, conhecer ídolos e adquirir produtos exclusivos vendidos apenas na feira, além de conferir as novidades anunciadas. A jornalista afirma que irá ao evento com dois amigos. “Prefiro ir com grupos menores porque, assim, não ficamos presos a apenas o que os outros querem fazer. Gosto de ir pra aproveitar e consumir o que mais gosto”, explica.
O publicitário Ramon Marroni acredita que esse tipo de evento é uma oportunidade para mostrar melhor o mundo geek. “É um movimento crescente e com grande significância para as gerações atuais. O consumo dessa cultura geek tem um reflexo muito grande de aspectos dos anos 80 e 90 e é legal ver que pessoas de todas as idades conseguem interagir dentro desse assunto mediante o leque de conteúdo disponibilizado pela mídia hoje em dia”, teoriza o publicitário.
Para participar do evento é preciso adquirir ingressos que variam de R$ 140 a R$ 540 por dia. “Os ingressos, acredito, poderiam ser mais acessíveis. Apesar de a maior parte da estrutura pertencer a produtores e empresas internacionais e o custo operacional dificultar o processo devido a cotação do real, o evento em si poderia ser repensado sobre uma ótica exclusiva para o Brasil para permitir um valor de entrada mais justo”, afirma Ramon.
Gabriela, no entanto, acha o valor justo. “Vai ter muitas experiências lá, veremos o trabalho de muita gente e ainda poderemos comprar produtos exclusivos”, afirma. No entanto, a jornalista alerta que não vale a pena ficar nas filas para ver os painéis com as celebridade, pois você não vivenciará a experiência toda.
Participações
A CCXP 2022 contará com diversos nomes da cultura pop mundial. A Disney confirmou paineis da Lucasfilm (produtora de “Star Wars”) e do filme “Avatar: O Caminho da Água”. Também haverá um painel da Marvel Studios, com a presença do presidente Kevin Feige e destaque para o filme “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”, com presença de Paul Rudd, Evangeline Lilly e Jonathan Majors ao lado do diretor Peyton Reed.
A Netflix anunciou a presença de atores como Gwendoline Christie, Jenna Ortega e Noah Centineo. Pedro Pascal e Bella Ramsey, que vivem Joel e Ellie em “The Last of Us”, virão ao evento para o painel da aguardada série que estreia em 2023 na HBO Max. Já o diretor Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”) será o artista homenageado da CCXP.
Mas o ponto principal da convenção são os quadrinhos. E o Artists Valley, espaço que recebe quadrinistas do mundo inteiro, terá a presença de nomes como Jim Starlin, Mark Waid, Aimée de Jongh, Laerte, Fabien Toulmé, Marcello Quintanilha e Jim Cheung. Itu também estará representada com Pedro Mauro. O artista que reside na cidade, lança seu mais novo trabalho, “O Procurador”, HQ ilustrada por ele com roteiro do italiano Gianfranco Manfredi.
O post Geeks ituanos se preparam para a volta da Comic Con apareceu primeiro em .