in

Fundação PepsiCo lança edital para organizações lideradas por pessoas pretas

Embora a maioria da população brasileira seja negra (56,1% de pretos e pardos segundo o IBGE/2023), a desigualdade social em setores estruturais da sociedade – como emprego, educação e renda – ainda é significativa. Segundo o MOVER (Movimento pela Equidade Racial), apenas 4,7% de pessoas pretas ocupam uma posição de liderança no mundo corporativo atualmente (Pesquisa Ethos 2016). 

Diante deste cenário, a PepsiCo – uma das fundadoras do MOVER em 2020, que hoje possui 50 empresas associadas – expande sua atuação em equidade racial para mudar essa realidade. Agora, a empresa se uniu à Fundação PepsiCo – braço filantrópico da companhia – e por meio de sua marca DORITOS® lança o edital Impacto Black, programa que visa impulsionar a atuação de instituições, coletivos e projetos sociais sem fins lucrativos liderados por pessoas negras por meio de aporte financeiro, treinamentos e capacitação. 

 O investimento na iniciativa será de R$ 1 milhão e terá o apoio e parceria do Instituto Feira Preta, que colocará a serviço dos (as) contemplados (as) sua experiência no fortalecimento de organizações sociais negras por meio de sua metodologia Afrolab, ciclo formativo com foco no fortalecimento institucional de diferentes iniciativas lideradas por pessoas negras desenvolvido pelo Instituto. 

O projeto Impacto Black selecionará 10 organizações que atuam em território brasileiro e desempenham papel crucial na promoção de pessoas pretas e/ou comunidades em situação de vulnerabilidade. As organizações selecionadas receberão aporte financeiro, treinamentos e capacitação. Além disso, suas respectivas lideranças participarão de uma trilha de desenvolvimento institucional e pessoal por meio de um programa de mentoria com duração de um ano e será ministrado por especialistas.

 “A iniciativa Impacto Black vai identificar e celebrar organizações e lideranças negras sem fins lucrativos que estão transformando suas comunidades, promovendo inclusão e gerando impacto social local e duradouro. O Impacto Black vai amplificar suas vozes e aumentar o seu impacto positivo nas comunidades em que atuar”, afirma C.D Glin, presidente da Fundação PepsiCo.

Critérios para participar do projeto Impacto Black

  • Ser uma organização da sociedade civil (ONGs, associações, movimentos, coletivos);
  • Estar ativo e formalizado (registrado como pessoa jurídica sem fins lucrativos) há pelo menos um ano;
  • A organização deve ser, necessariamente, fundada ou liderada por pessoas pretas;
  • A diretoria deve ter, pelo menos, 50% de pessoas pretas conforme a autodeclaração étnico-racial, segundo a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 As inscrições para o programa são gratuitas e válidas para todo o Brasil – poderão ser realizadas de 11/7 a 12/8 (até às 17h59, horário de Brasília) pela plataforma Prosas através do link https://impactoblack.prosas.com.br/ 

Ao realizar a inscrição, a organização deve apresentar um plano resumido de como o recurso vai impulsionar a sua atuação considerando sua estratégia, principais objetivos e desafios do contexto e território. As organizações participantes serão avaliadas pela equipe do Instituto Feira Preta – organização que visa a capacitação e o desenvolvimento de empreendedores negros e organizadora do Festival Feira Preta – e o resultado do projeto será divulgado ao longo do mês de outubro. 

O post Fundação PepsiCo lança edital para organizações lideradas por pessoas pretas apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.

Fonte

Publicado em July 15, 2024.
O post “Fundação PepsiCo lança edital para organizações lideradas por pessoas pretas” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️

Encontro de colecionadores terá exposição de rádios do início do século XX

Futsal Down Ituano é campeão Paulista