in

Forças de segurança de Itu se mobilizam após ameaças de ataques em escolas

GCM presente em instituições de ensino de Itu, reforçando a segurança. PM e Polícia Civil também atuam na proteção (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu)

No início desta semana, em todo o país, circularam por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens, ameaças de ataques a escolas. Na cidade de Itu, a situação não foi diferente.

Na manhã de segunda-feira (10), foram inúmeras as mensagens dando conta de ameaças e até mesmo supostas tentativas  ataques em diferentes instituições de ensino do município.

A reportagem do Periscópio esteve em contato com as autoridades policiais e também com instituições de ensino da cidade,que descartaram atos de violência nos estabelecimentos.Quando as ameaças começaram a “viralizar”, as autoridades anunciaram reforços na segurança das instituições.

Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, informou que nas próximas semanas, “todas as Escolas estarão sendo monitoradas pelas câmeras” e a Polícia Militar e as Guardas Municipais estarão reforçando o policiamento nas Escolas e imediações.

‘O Departamento de Crimes Cibernético da Polícia Civil, estão investigando a autoria das postagens e os envolvidos responderão pela “brincadeira criminosa”, acrescenta a pasta.

“A Polícia Civil está investigando e chegando, nos autores destas mensagens falsas que tem o único objetivo: causar o pânico.A Secretaria de Educação e Segurança Pública Estadual estão atuando em parceria, todas empenhadas em garantir a segurança nos ambientes Escolares.Os autores destes crimes, estão sendo condenados pelos Juízes das Varas da Infância e Juventude”, conclui em nota a Secretaria.

Também em  nota, o 50º Batalhão do Interior de Polícia Militar do Interior informou que durante o mês de abril seguirá coletando informações com o objetivo de “monitorar a veracidade das postagens [de ameaças], sendo que todos os policiais de serviço estão preparados para serem prontamente acionados caso haja algum tipo de movimentação suspeita em qualquer escola de Itu”.

“As equipes do patrulhamento estão recebendo reforço do efetivo administrativo, com foco nos estabelecimentos de ensino e suas proximidades, para segurança de alunos, professores, funcionários e familiares”, prosseguiu o 50º BPM/I, em nota.

Em suas redes sociais, a Prefeitura de Itu anunciou o reforço da segurança das escolas da rede municipal de ensino, por meio da Guarda Civil Municipal.

“Diante da ocorrência recente de incidentes violentos em escolas brasileiras e da circulação de rumores de novas ações desta gravidade em outras cidades, a Guarda Civil Municipal reforçou o seu esquema já existente de segurança nas escolas de Itu, visando garantir a integridade dos alunos. A GCM dobrou a escala de seu efetivo e iniciou um trabalho de orientação dos funcionários das unidades educacionais do município, para construir a respeito de normas de segurança e prevenção”, destaca a Prefeitura, em nota.

“Além disso, o serviço de inteligência da Guarda, em conjunto com as Polícias Militar e Civil, segue trabalhando no levantamento de informações e monitoramento de condutas suspeitas, tanto no campo físico, quanto virtual. A partir desta semana, ocorrerá um complemento nas patrulhas escolares, em esquema de revezamento da GCM e da PM, com o intuito de abranger o maior número possível de unidades ao mesmo tempo”, reforço a administração municipal.

Ainda em nota, a Prefeitura reforçou que em 2021, por meio do programa “Cidade Segura”, iniciou a “colocação de câmeras em escolas de sua rede. No ano passado, esta iniciativa foi ampliada, chegando à totalidade de unidades escolares monitoradas com câmeras. Somente no ano de 2022, foram registradas 2.326 ações de proteção e segurança dos alunos pela GCM”.

O Executivo destaca ainda que os esforços da Secretaria Municipal de Segurança, no sentido de amparar as escolas da cidade, “já fazem parte dos trabalhos desempenhados pelo GGI (Gabiente de Gestão Integrada)”, composto pela GCM, PM e Polícia Civil, que tem como objetivo discutir estratégias de combate ao crime.

O JP esteve em contato com a Polícia Civil, que informou que foram registradas algumas ocorrências de ameaças a ataques na cidade de Itu e  estão sendo realizadas diligências, oitivas das pessoas relacionadas.

Sobre as mensagens de ameaças propagadas em redes sociais, a Polícia Civil informou à reportagem que as mesmas estão sendo monitoradas e que estão sendo coletas informações, havendo um acompanhamento de qualquer movimentação estranha. Além disso, está sendo feito um trabalho com junto com a Inteligência da Guarda Civil Municipal.

Instituições

A respeito das ameaças, a Etec Martinho Di Ciero também se manifestou por meio de nota, informando que “está ciente dos acontecimentos das últimas semanas, bem como das recentes notícias que se alastraram pelas “Redes Sociais” sobre ameaças e atentados às escolas durante à presente semana.”

  A instituição informa que “até o momento [10 de abril] as aulas desta escola ocorrem seguindo a normalidade, sem manifestações de violência ou ameaças neste sentido.

Levando em conta tal cenário, a escola solicitou à vigilância patrimonial da unidade (empresa terceirizada, que faz o controle de acesso dos alunos, rondas periódicas na escola e que dispõe de comunicação via rádio), atenção redobrada quanto às movimentações na unidade, alertando de imediato a equipe de direção escolar e os órgãos competentes em caso de alguma atitude suspeita. “

“A Polícia Militar também está desenvolvendo ações de policiamento preventivo defronte as escolas e ações em conjuntocom a Guarda Civil Municipal de Itu.

Já o Centro Paula Souza, através da superintendência, solicitou à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o policiamento com maior frequência nas Etec´s”, prossegue em nota.

“Solicita-se aos pais e responsáveis que monitorem as “Redes Sociais” de seus filhos, denunciando às autoridades públicas competentes qualquer conduta inadequada

que coloque em risco à integridade física e/ou mental de nossos estudantes”, reforça a instituição, em nota.

Pais

Na segunda-feira (10), quando as mensagens de ameaças “viralizaram”, muitos pais assustados se dirigiram até as instituições de ensino da cidade para buscar seus filhos e obter informações com as direções das escolas.

A reportagem do Periscópio esteve presente no horário de saída dos alunos da Escola Estadual Prof. Antônio Berreta”, situada na Rua Sorocaba, nas imediações do bairro Vila Gatti e conversou com dois pais de estudantes.

Morador da cidade de Itu, mas Guarda Civil no município de Itupeva, Augusto Lindolfo, pai de um aluna do 1º ano do Ensino Médio, opina. “Deveria ser reforçada a segurança na porta das escolas. Vai chegar uma hora que ninguém vai querer estudar mais. Até ser aprovada uma lei de colocar vigilância nas escolas, ficares e mercê de bandidos, de psicopatas”.

Augusto desabafa. “Conversei com minha filha. Falamos sobre a preocupação. “Tenho uma parceira de serviço, que hoje [10 de abril], com medo, não mandou o filho para a escola”.

Pai de uma estudante do 2º ano do Ensino Médio, que preferiu não se identificar relata que em contato com a filha, não ocorreu nada de anormal durante a aula.

Para ele, as ameaças foram feitas por “imbecis, nojentos que se aproveitam para causar tumulto” e prossegue. “Quem vai fazer esse tipo de coisa não ameaça. Esses que fizeram por aí não ameaçaram chegaram e fizeram. Acredito que seja um caso para querer tumultuar, reforça.

“Torcer para que nada de mal aconteça e que essas pessoas sejam encontradas e presas, pois isso é um crime”, conclui.

Reforço

As ações de reforço na segurança nas escolas públicas da cidade, além de atenderem as unidades municipais de ensino, também se estendem às estaduais, após mensagens de ameaças a ataques.

A notícia foi dada na tarde de terça-feira (11), pelo secretário municipal de Segurança, Hércules Domingues Ferrari, que implantou as medidas complementares de vigilância, diante da ocorrência recente de incidentes violentos em escolas brasileiras e da circulação de rumores de novas ações desta gravidade em outras cidades.

Conforme já divulgado, a Guarda Civil Municipal reforçou o seu esquema já existente de segurança nas escolas de Itu, visando garantir a integridade dos alunos.

 A GCM dobrou a escala de seu efetivo e iniciou um trabalho de orientação dos funcionários das unidades educacionais do município, para instruir a respeito de normas de segurança e prevenção.

Além disso, o serviço de inteligência da Guarda, em conjunto com as Polícias Militar e Civil, segue trabalhando no levantamento de informações e monitoramento de condutas suspeitas, tanto no campo físico, quanto virtual. Nesta semana, as patrulhas escolares foram suplementadas com um esquema de revezamento da GCM e da PM, com o intuito de abranger o maior número possível de unidades ao mesmo tempo, sejam municipais ou estaduais.

Cabe ressaltar, que os esforços da Secretaria Municipal de Segurança de Itu, no sentido de amparar as escolas da cidade, já fazem parte dos trabalhos desempenhados pelo GCI (Gabinete de Gestão Integrada), que integra a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Civil, em reuniões para discutir estratégias de combate ao crime.

O post Forças de segurança de Itu se mobilizam após ameaças de ataques em escolas apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Ituano tem excelente empate frente ao São Paulo no Morumbi

Saúde inicia campanha de prevenção ao câncer bucal