in

Flávia Fernandes reflete sobre a transformação pessoal através do teatro

Flávia Fernandes reforça que o teatro pode impactar qualquer pessoa, independentemente da profissão (Foto: Divulgação)

Hoje (19) é celebrado o Dia Nacional do Teatro e Flávia Fernandes, atriz, apresentadora e professora de teatro, fala sobre a importância da arte na vida das pessoas, especialmente para quem não pretende seguir uma carreira de ator. Segundo Flávia, o teatro vai muito além de formar atores e atrizes.

“É uma ferramenta poderosa de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Muitas pessoas me procuram nas aulas com o objetivo de melhorar a comunicação, perder a timidez ou simplesmente se expressar melhor. O teatro oferece um espaço seguro para explorar emoções e aprender a se relacionar melhor com o outro. Isso é muito útil no ambiente de trabalho, onde precisamos ser claros, objetivos e assertivos na comunicação. Também ajuda a trabalhar em equipe, a entender melhor o ponto de vista dos outros e a lidar com conflitos”, destaca a atriz.

Ela reforça que o teatro pode impactar qualquer pessoa, independentemente da profissão. “A linguagem teatral desenvolve habilidades que são úteis em qualquer profissão. A comunicação é a base de muitas atividades, e o teatro ajuda você a se expressar com confiança, a controlar a linguagem corporal e o entendimento como sua fala pode impactar os outros. Além disso, quem faz teatro desenvolve melhor a criatividade (habilidade primordial que nos diferencia das máquinas, em um mundo cada vez mais tecnológico) e tem mais oportunidades de desenvolver mais empatia, porque vivemos diferentes papéis, nos colocamos em situações diversas e aprendendo a ver o mundo sob diferentes perspectivas. Isso é um ganho para a vida pessoal e profissional, seja você médico, advogado, professor ou empresário”, explica Flávia.

A atriz também abordou as dificuldades de fazer teatro no Brasil. “O teatro no Brasil enfrentou e ainda enfrenta muitos desafios, principalmente a falta de incentivo e apoio financeiro. E nos últimos anos, um adicional: uma descredibilização com os artistas, por parte da população que acredita em fake news sem fundamento e aprofundamento em alguns assuntos.  Mesmo com um grande avanço em leis de incentivo a cultura, ainda sim sofremos com a falta de estrutura, estudos, formações e até mesmo a viabilização de espaços públicos que possam ser usados e explorados para o trabalho teatral. Com tudo isso, os artistas precisam ser muito resilientes para continuar. No entanto, também vejo muitos movimentos de resistência, projetos incríveis, muitas vezes com poucos recursos, mas com muita paixão. O teatro é resistência, é uma forma de questionar o mundo e se manter vivo”. afirma.

Mesmo com essas dificuldades, Flávia ressalta os benefícios de viver de arte. “Viver de arte é um privilégio. O teatro me trouxe muitas realizações pessoais e profissionais. Cada espetáculo é uma troca intensa com o público, é onde eu realmente sinto que estou impactando a vida das pessoas. Além disso, o teatro cria uma rede de afetos e relações muito fortes. As dificuldades existem, mas os benefícios, como poder afetar a vida das pessoas, ajudar na transformação pessoal e social, e fazer algo que você ama, são imensos.”

Por fim, ela deixa uma mensagem para quem está pensando em começar a fazer teatro, mas tem receio. “Eu diria: vá em frente, com a cabeça nas nuvens e os pés no chão! O teatro é para todos, não importa a sua profissão ou objetivo. Mais do que estrear um espetáculo, o processo em sala de aula e em ensaios, é o mais valoroso. Parafraseando Guimarães Rosa “A coisa não está nem na partida nem na chegada. Está é a travessia (…)”. É um espaço de liberdade, de descoberta, de crescimento e desenvolvimento pessoal. O teatro nos ensina a lidar com a vida de uma forma mais leve, nos dá ferramentas para nos expressarmos melhor e para nos entendermos como indivíduos. Nem tudo na vida trata-se de preço, as coisas tem valor. E o valor de fazer teatro é inestimável. Acima de tudo, é uma experiência enriquecedora que pode transformar quem você é e como você se relaciona com o mundo ao seu redor.”

Para Flávia Fernandes, o teatro é uma paixão, e poder compartilhar essa arte com as pessoas é uma grande alegria, principalmente em uma data como o Dia Nacional do Teatro, comemorado em 19 de setembro. Neste ano, a atriz está em dois filmes como protagonista, conta no currículo trabalhos com nomes como Zezé Motta e Jeniffer Nascimento, cursa pós-graduação em Teatro do Oprimido e Psicologia Social e tem palestrado em instituições da região sobre o trabalho e a importância da Arte. Com formação em Licenciatura em Teatro, Flávia Fernandes é uma atriz saltense com passagem em vários espetáculos na região: dramas, comédias e musicais.

Há 10 anos trabalhando com arte educação, também desenvolveu a arte de contação de histórias, trabalho que desenvolve hoje, com acessibilidade, como locutora de audiolivros/audiobooks disponíveis em plataformas como Audible (Amazon Brasil). Seu trabalho com comunicação também resultou em convites como apresentadora, representando empresas em eventos, vídeos, conteúdos educacionais de graduação, treinamentos e publicidades em todo o Brasil.

Neste Dia Nacional do Teatro, homenageamos todos os artistas e fazedores de teatro, com um carinho especial para os talentosos atores e atrizes de toda a nossa região, cuja paixão e dedicação transformam vidas e enriquecem a nossa cultura. Conheça mais o trabalho da atriz e diretora Flávia Fernandes.

O post Flávia Fernandes reflete sobre a transformação pessoal através do teatro apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

É falso áudio que simula jornalista do Jornal de Itu conversando com Herculano

Ituano é derrotado pelo Avaí e interrompe boa sequência