Retomada segue protocolo de saúde e higiene estabelecido pelos órgãos de saúde pública. Para reabertura, Museu apresenta mostra de Tarsila do Amaral e exposição coletiva com Cabral, Kandro e Marcos Amaro
A FAMA Museu – Fábrica de Arte Marcos Amaro anuncia a retomada das atividades presenciais a partir de 24 de fevereiro. A reabertura do espaço físico segue orientações da Prefeitura da Estância Turística de Itu, além de medidas categóricas de proteção, saúde e higiene estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e órgãos brasileiros de Saúde Pública.
Programação
A partir de 24 de fevereiro | Estudos e Anotações, de Tarsila do Amaral
Com curadoria de Aracy Amaral e Regina Teixeira de Barros, a exposição reúne 203 obras que estavam guardadas por mais de quatro décadas da vista do público. São desenhos raros, esboços e estudos que ajudavam na formação de seu pensamento artístico e, por vezes, serviam de base para sua obra pictórica, vertente mais conhecida e pela qual é aclamada.
Ao chegarem ao acervo da FAMA, com danos ocasionados pelo tempo e pela falta de cuidados museológicos, as obras foram submetidas a um minucioso processo de restauração.
Produzidas entre 1910 e 1940, as obras registram as várias fases da artista e apresentam temas recorrentes em sua linguagem, como as vistas de viagens que ela fez pelo Brasil afora, desde as bucólicas cidades históricas mineiras, até suas andanças pela Europa e passagem pelo deserto do Egito. “O conjunto nos comunica não só as diversas fases do trabalho de Tarsila, mas também as inúmeras atividades às quais estão relacionados seus desenhos: estudos, academias, esboços de futuras obras, paisagens urbanas ou rurais, registros de viagens, projetos de figurinos para balé, esboços de ilustrações para livros, cenas interioranas pós-década de 1940”, explica Aracy Amaral.
De 24 de fevereiro a 21 de março | Ontologias, mostra coletiva com Cabral, André Albuquerque (Kandro) e Marcos Amaro
A ciência do ser, uma parte da metafísica que trata da natureza, da realidade e existência dos seres. A ontologia é o estudo do “ser enquanto ser”, algo que o filósofo alemão Martin Heidegger denominava como “aquilo que torna possível as múltiplas existências”. A partir destas reflexões, os artistas Cabral, Kandro e Marcos Amaro trazem ao público esculturas, pinturas e desenhos que compõem a exposição Ontologias .
A proposta de Ontologias vai além de uma exposição, a ideia é, a longo prazo, ser um grupo de reflexão entre artistas diversos. Nesta primeira edição, Marcos Amaro convidou dois artistas cujas pesquisas dialogam com a sua. Juntos, Amaro, Cabral e Kandro abrem a intimidade de seus processos artísticos e trazem suas reflexões sobre a existência. Eles se voltam para dentro e retratam na matéria suas emoções. Mostram ao espectador suas maneiras de agir e os motivos que sustentam seus trabalhos.
Medidas de saúde e higiene
O uso de máscaras no espaço da FAMA Museu será obrigatório e exigido para qualquer pessoa. Em caso de imprevistos com a máscara de uso individual, o museu disponibilizará máscaras descartáveis.
Na entrada, todos devem passar pela medição de temperatura e pessoas que apresentarem temperatura acima de 37,2ºC terão acesso restringido e serão instruídas a procurar orientações médicas. Também será disponibilizado dispositivos de álcool em gel em pontos diversos do Museu e guarda-volumes gratuito e limitado. O Museu conta com o apoio de um brigadista, disponível caso haja necessidade de atendimento.
Funcionamento
Neste início, o horário de funcionamento será reduzido, de quarta a sábado, das 11h às 17h, e aos domingos e feriados das 10h às 16h. O limite de capacidade de visitantes dentro da exposição Estudos e Anotações, de Tarsila do Amaral é de 15 pessoas e da mostra Ontologias, de Marcos Amaro, Cabral e Kandro é de 12 pessoas. O tempo sugerido de visitação estará localizado nas entradas das salas. Para evitar aglomerações, recomenda-se o distanciamento social de pelo menos 2 metros e atenção às sinalizações nos espaços do museu.
Os ingressos serão disponibilizados no site do Museu ( famamuseu.org/ ) e visitas acontecem mediante hora marcada. Em caso de impossibilidade da realização do agendamento online, o visitante poderá fazê-lo presencialmente, considerando a capacidade máxima permitida. O ingresso para visitação à FAMA Museu é gratuito, salvo a atual exposição Estudos e Anotações, de Tarsila do Amaral, cujo valor é de R﹩ 10,00 a inteira, R﹩ 5,00 a meia para estudantes, professores, educadores e moradores de Itu e gratuidade para menores de 10 anos e maiores de 60 com comprovante, pessoas com deficiência intelectual, sensórias, motoras e autistas com acompanhantes, museólogos registrados no COREM e membros ICOM Brasil.
Pessoas com mais de 60 anos de idade ou com deficiência, mulheres grávidas e pessoas com crianças de colo têm acesso preferencial à recepção e salas expositivas. O museu oferece cadeiras de roda, conforme a necessidade do público.
Serviço:
Reabertura da FAMA Museu – Fábrica de Arte Marcos Amaro
24 de fevereiro, quarta-feira, a partir das 11hEndereço: Rua Padre Bartolomeu Tadeu, 09 – Vila São Francisco – Itu/SPFuncionamento: de quarta-feira à domingo, das 11h às 17h
Entrada gratuita
Exposição Estudos e Anotações, de Tarsila do Amaral
Inteira R﹩ 10,00
Estudantes/professores/educadores R﹩ 5,00 (necessário documento de comprovação)
Residentes em Itu R﹩ 5,00
Gratuidade
Menores de 10 anos com comprovante
Maiores de 60 anos com comprovante
Pessoas com deficiência intelectual, sensórias, motoras e autistas com acompanhantes
Museólogos registrados no COREM
Membros ICOM Brasil
Entrada gratuita às quartas-feiras
O post FAMA Museu reabre espaço físico na quarta-feira apareceu primeiro em Jornal de Itu.