in

FAMA Museu lança o programa Fábrica São Pedro

Iniciativa convida a população de Itu e região a compartilhar memórias da Companhia de Fiação e
Tecelagem São Pedro, onde hoje funciona a Fábrica de Artes Marcos Amaro

A Fábrica de Arte Marcos Amaro, museu sediado em Itu, inaugura o programa Fábrica São Pedro para coletar memórias sobre a Companhia de Fiação e Tecelagem São Pedro – Fábrica São Pedro, que funcionava nas instalações onde hoje funciona a instituição.

O departamento de Pesquisa e Referência da FAMA faz apelo à população ituana que conhece a Fábrica São Pedro para compartilhar suas histórias e ajudar a construir uma nova exposição. A curadoria será coletiva e cruzará o acervo artístico do museu com o passado da Fábrica e o patrimônio industrial de Itu.

O programa Fábrica São Pedro une a pesquisa à prática da ciência cidadã, inspirado em experiências participativas de história pública e digital. A população poderá oferecer seus testemunhos por diversos canais, contando histórias, compartilhando documentos ou materiais relacionados à Fábrica São Pedro.

Com coordenação de Anita Lucchesi, a iniciativa pretende ativar uma rede de pesquisa em torno do museu, mobilizando estudantes e pesquisadores interessados em estudar seu acervo, o passado da fábrica e os pontos de interseção entre o passado e o presente do patrimônio industrial na região.

Como participar?

• Visite a FAMA Museu! A equipe FAMA vai receber os interessados no acolhimento do museu.
• Pelo WhatsApp (11) 91126-2211: Entre em contato com a coordenação do programa Fábrica São Pedro pelo WhatsApp.
• Por carta ou e-mail: quem preferir pode também enviar cartas ou e-mails para contribuir com o Nossa Fábrica
Endereço Postal: R. Padre Bartolomeu Tadei, 9 – Vila São Francisco, Itu – SP, 13300-190
Email: fabricasaopedro@famamuseu.org.br

Para mais informações e atualizações sobre a agenda do programa e formas de participação, acesso o site da FAMA Museu: https://famamuseu.org.br/fabrica-sao-pedro/

FAMA Museu

Situada em Itu, a 100 km da capital paulista, a Fábrica de Arte Marcos Amaro – FAMA Museu – está localizada em uma área de 25 mil metros quadrados, onde, no século 20, funcionou a Fábrica São Pedro, importante polo da indústria têxtil, com relevância histórica e cultural para a região.

Inaugurado em 2018, o Museu abriga ateliês, salas expositivas e áreas ao ar livre para a realização de performances, residências artísticas, exposições individuais e coletivas, com o objetivo de incentivar a criação artística contemporânea, investigar os caminhos da arte e possibilitar ao público o acesso ao acervo do colecionador e artista Marcos Amaro.

A coleção reúne mais de 2 mil obras entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e instalações de nomes como Tarsila do Amaral, Nelson Leirner, Hélio Oiticica, Leda Catunda, Cildo Meireles, Tunga e Aleijadinho.

Com a proposta de oferecer à cidade um projeto de impacto significativo na cultura local, na sua dimensão simbólica, cidadã e econômica, além de fomentar o turismo de experiência na região, o Museu inaugurou em julho de 2019 a primeira galeria de arte a céu aberto da cidade, o Parque Escultórico Linear. Obras de grandes nomes da arte contemporânea estão dispostas ao longo da Avenida Galileu Bicudo, importante via da cidade.

Em novembro de 2019, foi inaugurado em Mairinque, também no interior de São Paulo, a FAMA Campo, extensão da FAMA Museu. O espaço surgiu como um novo conceito entre a natureza, o tempo e as transformações inevitáveis dessa relação. Com exposições a céu aberto, a FAMA Campo é um lugar onde os artistas podem experimentar o conflito de suas técnicas e materiais utilizados dentro da imprevisibilidade da natureza.

Serviço:
Programa Fábrica São Pedro
Duração: 14 de julho de 2021 a 29 de junho de 2022
Coordenação: Anita Lucchesi (FAMA Museu, Pesquisa e Referência)
Público-alvo: população de Itu e região que trabalhou na fábrica ou conheceu suas atividades de alguma outra forma

O post FAMA Museu lança o programa Fábrica São Pedro apareceu primeiro em Jornal de Itu.

O que achou disto?

Proposto pra pensar por Carlos Diego

5 Melhores MOBA Mobile para jogar em 2021

Secretaria de Saúde divulga criação de mais um ponto de vacinação contra Covid