Entre os dias 22 e 26 de janeiro a FAMA (Fábrica de Artes Marcos Amaro) realiza o FAMINHA de Férias, com atividades gratuitas para toda família e com o protagonismo da criança no museu.
Serão realizadas oficinas, contação de histórias, jogos e brincadeiras ministrados por profissionais de artes. Serão cinco dias de mergulho na construção de conhecimento por meio da arte contemporânea da ludicidade.
As atividades ocorrem na Rua Padre Bartolomeu Taddei, 09, Vila São Francisco, em Itu.
Programação:
Dia 22 de janeiro (quarta-feira)
10h30 às 12h
Oficina
Vai que cola! com Gabriel Matera, formado em Cinema, educador da FAMA
Sinopse: Oficina de colagem e assemblage com o uso de diferentes materiais e texturas, buscando criar novos significados por meio da mistura e sobreposição. Atividade inspirada em obras do acervo da FAMA.
Faixa etária: crianças e familiares
15h às 18h
Oficina
Uma breve História das Tintas e confecção de tintas naturais com arte-educadora Morgana Ribeiro
Sinopse: A criança será convidada a conhecer a história das tintas e como eram confeccionadas em períodos distintos da Arte. A proposta envolve o contato com alguns pigmentos naturais da região do interior de São Paulo a fabricação coletiva de tintas naturais e a produção de pinturas.
Faixa etária: crianças a partir dos 7 anos (menor de 7 anos acompanhada de um adulto)
Dia 23 de janeiro (quinta-feira)
10h30 às 12h
Ação educativa
Arqueólogos com Stefanie Klein, formada em Cinema, educadora da FAMA.
Sinopse: A ação é um convite ao mundo da arqueologia e da arte. Por meio da mediação no Galpão do Urubu sobre a obra “Des/construir sobre ruínas” do artista Eduardo Frota, as crianças se transformam em “pequenos arqueólogos” e iniciam uma investigação. Munidos com “kit pesquisador” os participantes buscam por objetos e “relíquias” em caixas de areia. Cada participante pode desenvolver uma função específica na atividade, incentivando o trabalho em equipe.
Faixa etária: crianças de 5 a 11 anos
15h às 16h
Oficina
“Visita com os monstrinhos” com Larissa Rezende educadora da FAMA.
Sinopse: Oficina de máscaras com o tema “o que pode causar medo?”, seguida de mediação e contação de histórias que mergulham na fantasia das lendas promovendo a reflexão sobre o que é o medo e como transformá-lo em outros sentimentos.
Faixa Etária: crianças de 6 a 12 anos
Dia 24 de janeiro (sexta-feira)
10h30 às 12h
Ação educativa
Caça ao tesouro com Nicole Bello educadora da FAMA
Sinopse: Atividade onde o público é convidado a participar de um caça ao tesouro por meio de fragmentos fotográficos de algumas obras do acervo da FAMA. Brincando o participante conhece e contempla de outra maneira as obras do museu.
Faixa Etária: crianças e familiares
15h às 17h
Oficina
Oficina criativa a partir do jogo com artista educador Thiago Goya (Sorocaba/SP)
Sinopse: A oficina propõe processos de criação tendo como ponto de partida um jogo de tabuleiro onde os participantes, a cada etapa, entram em contato com as obras da FAMA. O jogo é um convite ao contato com o acervo e com o fazer artístico: desenhar, pintar, recortar, colar, modelar. O jogo gera desafios artísticos a serem cumpridos pela criança. O jogo só chega ao fim quando todos os participantes experimentarem o percurso criativo dos artistas da exposição. Nesse jogo o mais importante não é a chegada, mas o caminho/percurso.
Faixa etária: crianças a partir 7 anos
Dia 25 de janeiro (sábado)
11h às 11h30
Oficina
Arte-primeiros passos com Cícero Vasconcellos, educador da FAMA
Sinopse: Com a proposta de gerar um primeiro contato da criança com a arte, os bebes (acompanhados dos familiares) participam da criação de pinturas, usando o corpo como instrumento e tintas de origem natural/comestíveis.
Faixa etária: crianças de 6 meses a 2 anos acompanhadas de um adulto
15h às 18h
Oficina
Atelier Imaginário com as artistas e educadoras Ana Helena Grimaldi (Campinas/SP) e Ana Letícia Penedo
Sinopse: Encontros investigativos que incentivam a expressão e a invenção. Por meio de roda de conversa, passeios exploratórios e proposição de exercícios de criação, as crianças são estimuladas a experimentar e imaginar processos artísticos. A conexão com a história da Fábrica São Pedro e com o acervo da FAMA visam enriquecer a experiência de conhecer a arte contemporânea em sua ligação mais estreita com o lugar, com o repertório pessoal e com outras áreas do conhecimento.
Faixa etária: crianças a partir de 5 anos (menores de 5 anos, acompanhados de um adulto)
18h às 19h
Na Roda da FAMA com artista Guilherme Teixeira e ação “Festa das Lanternas”
A ação “Na roda da FAMA” de janeiro propõe o encontro com o artista Guilherme Teixeira o qual faz parte do acervo com o trabalho “Socialboard”, um skate coletivo no formato circular como um gira-gira de playground. Será um bate-papo sobre seu processo criativo e pesquisa a respeito da arte e da pedagogia. O encontro tem como objetivo gerar aproximações entre a comunidade artística, o público geral interessado em arte e as crianças. Ao final da conversa o artista convida a todos para a “Festa das Lanternas”.
Ação “Festa das Lanternas”
Sinopse: Em um local escuro, cada participante recebe uma lanterna de cabeça.Cada lanterna emite uma coloração diferente. Uma máquina de fumaça potencializa o efeito de cor das lanternas. O artista então propõe ao grupo alguns jogos “teatrais” desenvolvidos pelo teatrólogo e educador brasileiro Augusto Boal. Os jogos visam estimular a consciência corporal e espacial dos participantes, bem como construir e fortalecer as relações de confiança no grupo, relações de poder também são exercitadas. Outros jogos desenvolvidos por outros autores também são experimentados, inclusive alguns jogos tradicionais de festas infantis. As ações são acompanhados por uma trilha sonora instrumental. O título refere à festa da colheita em junho em alguns países da Europa, como a Alemanha. Na famosa escola Bauhaus celebrava-se anualmente a Festa das Lanternas e nas escolas Waldorf ainda se faz, em que cada participante confecciona e acende uma lanterna feita com vela e papel colorido, cantando canções tradicionais ao redor de uma fogueira.
Dia 26 de janeiro (domingo)
11h às 13h
Oficina
Introdução a cultura e a dança Samba Rock – Equipe Ponto 3 Samba Rock, com professor Alexandre Kfé (Sorocaba/SP)
Sinopse: Oficina de Introdução ao Samba Rock, apresentação da cultura e história e ensino técnico de base sobre a estrutura e movimentação da dança.
Faixa etária: todas as idades
15h às 18h
Oficina
Serigrafando MONSTROS com os artistas Gabriel Zanetti e Ricardo Agapê
Sinopse: Os participantes da oficina construirão imagens de monstros fantásticos em estêncil para serem impressas em serigrafia sobre papéis coloridos. A impressão será realizada através da manipulação direta na tela serigráfica com o estêncil sem a necessidade da gravação fotossensível da imagem. Cada participante realizará uma pequena edição impressa de seu monstro.
Faixa etária: crianças a partir de 6 anos (acompanhadas de adulto)
16h às 17h
Contação de história e vivência sensorial Flores com arte-educadora Andréia Manho e musicista Kelly Leal do Pé de Terra (Salto/SP)
Sinopse: Obax é uma menina sensível, mas de poucos amigos. Um dia vê uma chuva de flores e resolve contar a respeito, porém ninguém acredita que sua história seja verdadeira. A pequena aventureira decide, então, provar que essa chuva existe. Obax vai encantar você. Baseada no livro “OBAX” de André Neves, em “Flores”, atriz e musicista apresentam às crianças Obax, uma garotinha que mora na Savana e leva o público a se aventurar em uma divertida viagem ao seu mundo imaginário. Trata-se de uma proposta lúdica que envolve literatura infantil, artes cênicas, vivência musical e exploração sensorial, direcionada a bebês e crianças de zero a três anos de idade. A atividade é composta por duas partes: contação da história que tem duração de 17 minutos e interação sensorial musicada com o espaço cênico e com os elementos que foram inseridos no espaço durante a história, como arroz colorido, sagu, flores, folhas secas entre outros, duração aproximada de 25 minutos.
Faixa etária: para bebês e seus familiares
O post “Fábrica de Artes oferece atividades de férias para todas as idades” foi publicado em January 14, 2020 e pode ser visto originalmente na fonte Jornal de Itu