Segue em cartaz no FAMA Museu a mostra “Olhar de Tarsila nas Cidades Históricas Mineiras – Centenário da Viagem Modernista de Descobrimento do Brasil”. A exposição reúne um conjunto especial de desenhos e anotações da icônica artista modernista Tarsila do Amaral. A mostra comemora os 100 anos da emblemática viagem realizada por artistas modernistas brasileiros, que passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Na etapa mineira dessa jornada, Tarsila documentou as cidades históricas, com suas arquiteturas barrocas, liturgias e paisagens, em mais de 200 desenhos. Esses registros são parte da Coleção Marcos Amaro, atualmente em comodato no Museu FAMA, e abrangem várias décadas da produção de Tarsila, entre 1919 e 1953.
A curadoria, assinada por Emerson Ribeiro Castilho, promove um diálogo entre os desenhos de Tarsila e peças fundamentais do barroco mineiro, como uma obra original do escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e um retábulo do século XVIII. A exposição também destaca a influência da viagem na formação da Fase Pau-Brasil de Tarsila e no desenvolvimento cultural modernista no Brasil, como nas obras de Oswald de Andrade e Mário de Andrade.
A exposição permanece em cartaz no FAMA Museu (localizado na Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09, Bairro Alto), podendo ser visitada de quarta a domingo, das 11h às 17h. Mais informações em https://famamuseu.org.br/.
O post Exposição sobre Tarsila do Amaral segue em cartaz em Itu apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.