A mostra “A Cerejeira não é Rosa – vivência poética no Asilo-Colônia Pirapitingui” será aberta nesta quarta-feira (25), no hall da Prefeitura de Itu, e fica disponível à visitação até o dia 25 de novembro, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
A exposição itinerante reúne fotografias e vídeos de Flávio Torres e evidencia as experiências de pessoas que foram internadas compulsoriamente para tratar a hanseníase no antigo Asilo-Colônia Pirapitingui, que iniciou suas atividades em 1931, em Itu.
No local em Itu, os pacientes criavam relações sociais entre si enquanto viviam a dor da perda de contato com os familiares, que temiam o contato com os então chamados “leprosos”.
A curadoria é de Tânia Lima Barreiro, com pesquisa de Renata Gava, montagem de Esdras Casarini e expografia de Rodrigo Santos.
O projeto já passou pelos municípios de Piracicaba e Campinas e, após a Prefeitura, ele estará no Hospital Dr. Francisco Ribeiro Arantes, também em Itu.
O projeto é pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) e é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo; Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas; e Engenho Cultural. O apoio local é da Prefeitura de Itu e Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico.
O post Exposição retrata isolamento de pessoas com hanseníase apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em October 24, 2023.
O post “Exposição retrata isolamento de pessoas com hanseníase” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️