
No domingo (14), o Museu da Música – Itu completou 18 anos de criação. Instalado na Rua Floriano Peixoto desde 2009, a instituição tem um acervo de dez mil partituras, além de discos, móveis, imagens e gravações que permitem entender a trajetória de mais de trezentos anos da atividade musical em Itu e região.
A instituição, mantida pelo Instituto Cultural de Itu, publicou uma dezena de Cadernos de estudos sobre o fazer musical na cidade, além de biografias de compositores. Mantém o site www.museudamusicaitu.com.br com mostras online e informações sobre a história da música ituana que vem servindo a pesquisadores e interessados sobre o tema.
Parcerias com o Coral Vozes de Itu, a Corporação Musical União dos Artistas, o Quarteto Tristão Júnior, a Schola Cantorum de Itu e a Orquestra Ribeiro Bastos permitem a ampla divulgação do acervo.
Para celebrar o aniversário do museu, entrou em exposição uma biblioteca de obras raras, cedida em comodato à instituição. A belíssima mobília é patrimônio cultural da cidade, bem como o numeroso conjunto de livros de notável encadernação.
Após o evento de abertura, a exposição estará à disposição para visita guiada através de agendamento pelo e-mail museudamusicaitu@gmail.com. Além desta exposição, estão em cartaz a mostra “Tristão Mariano da Costa, 180 anos” e “Instrumentos de teclado no Museu da Música”, de longa duração. O Museu da Música – Itu está localizado à Rua Floriano Peixoto, 480, Centro, e a visita é gratuita.
O post Exposição “Memória de uma rara biblioteca” é aberta em Itu apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.