in

Ex-prefeito Piunti diz que vai recorrer de decisão judicial

O ex-prefeito de Itu, Lázaro José Piunti, foi condenado a devolver R$ 2,4 milhões aos cofres do município.

A sentença, que ainda cabe recurso, também envolve o ex-presidente da autarquia Progresso e Desenvolvimento do Município de Itu (Prodemi), Mário Speroni Junior (já falecido), e a empreiteira Consdon Engenharia e Comércio. Segundo a decisão da 3ª Vara Cível de Itu, houve fraude licitatória e superfaturamento em um contrato firmado em 1996 para obras de manutenção na cidade.

O caso ganhou repercussão nacional sendo destaque no jornal O Estadão, que ressaltou a demora de 30 anos para a decisão, inclusive lembrando dos principais fatos históricos deste período.

A sentença ainda aponta que houve “vícios graves, incluindo descrição genérica do objeto, ausência de projeto básico adequado e publicidade deficiente do certame.”

“É surpreendente essa demora. Eu vou me defender, e quero que a justiça quebre meu sigilo telefônico, fiscal e bancário, que examine ainda meus bens e dos meus filhos e esposa, pois isso é um absurdo. E por que agora? Isso tem um viés político”, declarou ao Jornal de Itu o ex-prefeito.

Ele ainda lembra que, atualmente, já tem duas condenações. “Uma que fiz compra de produtos químicos para o Saae por decreto, já que a Câmara não aprovava. Eu fui condenado por isso, e só não fui preso por ser réu primário. Outra foi a compra de um ônibus que era Expresso Saúde, para atender a região rural com diversos médicos, compramos com verba federal. Sumiram com o ônibus e fui condenado também”, lamenta.   

O post Ex-prefeito Piunti diz que vai recorrer de decisão judicial apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.

Fonte

Publicado em February 21, 2025.
O post “Ex-prefeito Piunti diz que vai recorrer de decisão judicial” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️

ETA do Itaim recebe novos cabos de energia