

No último domingo (09), milhares de estudantes estiveram no Ceunsp (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), em Itu, para a realização do primeiro dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025. A reportagem conversou com três estudantes que comentaram sobre o desempenho e também sobre o tema da redação: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”,
André Branco de Oliveira e Silva, de 17 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Anglo Itu, diz que conseguiu administrar bem o tempo de prova e não teve que “chutar” nenhuma questão no gabarito. “Fiz a divisão da prova da seguinte maneira: 2 horas para linguagens; 1h30min para a redação e 2 horas para ciências humanas”, comenta.
“Vale ressaltar que optei por ir assinalando o gabarito à medida que ia resolvendo as questões. Resolvi primeiro as questões mais fáceis e no final da prova fiz as mais difíceis. Achei o tema da redação fácil de trabalhar, tendo em vista que os textos de apoio estavam bastante produtivos”, diz o estudante, que acrescenta.
“Consegui ir bem na parte de linguagens, porém enfrentei bastante dificuldade ao resolver a prova de ciências humanas, pois achei as questões muito conteudistas e eu não estava tão bem preparado para esses conteúdos”. Sobre a expectativa para o segundo dia de prova, no domingo (16), André comenta: “Estou bem preparado para a prova do segundo dia e espero ir bem”.
Estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Anglo Itu, Maria Luisa Fruet, 17 anos, gostou do tema da redação. “Achei bem atual e estava preparada para ele. Tivemos um aulão na sexta anterior, no qual os professores discutiram a temática”. Sobre a prova, a aluna comenta: “Achei que Linguagens estava bem mais humanizada, com textos mais curtos e de mais fácil interpretação. Já Humanas eu, particularmente, não fui tão bem quanto esperava. Achei a prova meio conteudista e diferente dos anos anteriores. Como quero Medicina, considero meu desempenho bom, mas dependo bastante das notas deste próximo domingo. Acredito que estou bem preparada, já que o Enem costuma seguir um padrão de questões para o qual eu me preparei bastante durante o ano”, reforça Maria Luisa.
Luís Gustavo Vieira de Britto Pereira, 18 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Almeida Júnior, também pretende cursar Medicina. “Achei que estava muito diferente do ano passado. Essa foi a segunda vez que participei e não estava tão difícil quanto eu esperava. Em relação às questões, achei que as alternativas não eram claras e acabavam confundindo. Isso foi o mais difícil e demandou mais tempo”.
“O tema da redação não me surpreendeu. A professora de Língua Portuguesa e Produção de Texto, Claire Quirino, havia abordado esse assunto em sala de aula e também fizemos redação sobre o tema”, comentou o estudante. “Na prova do próximo final de semana espero conseguir repetir um bom desempenho. Estou na expectativa de ter uma nota boa. Fiz a correção extraoficial e meu desempenho no primeiro dia foi muito bom. Agora é aguardar o próximo domingo”.
O post Estudantes comentam sobre o primeiro dia do Enem 2025 apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.